Caxias do Sul 26/04/2024

De grão em grão, projeto resgata 73 anos da uva e do vinho na Serra Gaúcha

Livro mergulha e traça um panorama a partir de fotografias, relatos e fatos históricos em 20 municípios da região
Produzido por Silvana Toazza, 11/11/2021 às 15:25:10
De grão em grão, projeto resgata 73 anos da uva e do vinho na Serra Gaúcha
Os parreirais conferem uma beleza única a Bento Gonçalves
Foto: Rafael Sartor

Uma semente para frutificar e perenizar a história dos últimos 73 anos do setor da uva e do vinho, essencial ao desenvolvimento do turismo, da hotelaria e da gastronomia da Serra Gaúcha.

Assim foi tirada a rolha nesta quinta-feira (11/11), com lançamento virtual, do livro “Retratos da Uva e Vinho: Memórias da Gastronomia e da Hotelaria”, idealizado pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho, com produção cultural e executiva de Cristina Nora Calcagnotto e coordenação de pesquisa da turismóloga Paula Nora. A produção do texto é do jornalista Roberto Hunoff.

A narrativa literária eterniza os principais desdobramentos dessa atividade nas últimas sete décadas, nos 20 municípios de atuação do Segh. A obra ganha vida no mês em que é celebrado o Dia do Hoteleiro e Restauranteiro.

Além dos três mil exemplares da obra física, a serem distribuídos para prefeituras, entidades, instituições de ensino, bibliotecas e empreendimentos de todo o país, o livro também estará disponível gratuitamente em formato virtual, podendo ser acessado no site seghuvaevinho.com.br/memoria.

Foram impressos 3 mil exemplares (arte por Paula Kazue Suzuki)

Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e com patrocínio de 11 empresas locais, o projeto contempla ainda mesas-redondas com convidados e exposição fotográfica do processo artístico. Os eventos ocorrem exclusivamente em formato online, através do canal do Segh Uva e Vinho no YouTube, e serão realizados nos meses de novembro e dezembro em Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Com 200 páginas divididas em 33 capítulos, o livro “Retratos da Uva e Vinho” apresenta registros dos setores da gastronomia e da hotelaria obtidos em pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, traduzidos também em fotografias. Durante dois anos, mais de 100 pessoas foram entrevistadas, cerca de dois mil quilômetros foram percorridos pela região e mais de 1,5 mil fotos foram clicadas para contar, de forma leve, os recortes de fatos, paisagens, sabores, saberes e fazeres das 20 cidades participantes.

O perfil dos entrevistados é variado, desde jovens empreendedores que estão há pouco tempo no ramo, passando pelas famílias com grande tradição nesses setores, além de pessoas que já não atuam mais na área, mas que são repletas de lembranças.

O presidente do Segh Região Uva e Vinho, Vicente Perini Filho, destaca que a obra foi pensada a partir de questionamentos de onde estariam essas histórias e memórias pessoais que fizeram parte dos últimos 73 anos, e como poderiam ser valorizados e registrados todos esses feitos. Atualmente, a região Uva e Vinho conta com cerca de 4 mil empreendimentos ligados à gastronomia e hotelaria, movimentando de forma direta mais de 15 mil empregos.

Marcia Ferronato, coordenadora geral do projeto Retratos da Uva e Vinho, antecipa que mais edições da publicação estão sendo planejadas.

“O livro não encerra em si, abrimos uma porta. Em função da quantidade de informações, da necessidade e importância de registrar e valorizar essas histórias, ficamos na expectativa para que venham outras edições”, comenta, entusiasmada.

Fazem parte da pesquisa os municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e Pinto Bandeira.