Caxias do Sul 27/04/2024

Criatividade em sala de aula gera gibi divertido

Projeto “Nossa Escola Tem História” revela o talento dos alunos da EM Angelo Francisco Guerra
Produzido por redação, 24/11/2022 às 08:14:23
Criatividade em sala de aula gera gibi divertido
Histórias foram criadas de forma coletiva entre os alunos
Foto: DIVULGAÇÃO

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Francisco Guerra, localizada no bairro Mariland, em Caxias do Sul, lançam neste sábado, dia 26, às 10h45min, na sede da escola, o gibi resultante do projeto “Nossa Escola Tem História”.

Com ilustrações e histórias sobre a escola e seu patrono, o trabalho é resultante de oficinas realizadas no decorrer do ano com a historiadora Ana Paula Almeida, o jornalista Régis Vargas e o ilustrador Ernani Carraro.

O projeto “Nossa Escola Tem História” mobilizou os alunos em diversas atividades de pesquisa e criação a partir dos documentos da escola, consultando fotografias, relatório de atividades e o histórico daquela unidade educacional. Eles também pesquisaram em fontes históricas, buscando diferentes referenciais para o trabalho.

Desenhos e textos surgiram nas oficinas criativas ministradas às turmas (Foto: Divulgação)

Depois disso, as histórias para os gibis começam a ganhar forma com oficinas de Criação Textual e Ilustração em Histórias em Quadrinhos. Assim, alunos e os orientadores das oficinas foram criando as histórias e “aventuras” que foram para o gibi. As atividades aconteceram no contraturno escolar.

O projeto já realizou atividades e criou uma publicação com estudantes da Escola Municipal Carlin Fabris, e da Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes, que será lançado dia 9 de dezembro. A iniciativa tem produção cultural da Lynch Gestão Cultural e é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal.

Gibi será lançado neste sábado, dia 26 (Foto: Divulgação)