Caxias do Sul 26/04/2024

Comunidade convidada a passar "UMA NOITE NO ARQUIVO"

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami abre suas portas nas noites de 5 e 15 de agosto, para a 5º edição do evento
Produzido por redação, 03/08/2022 às 08:02:10
Comunidade convidada a passar
Tradicional exposição de carros antigos em frente ao prédio do Arquivo é uma das atrações
Foto: Catiuscia Xavier

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami estará aberto à comunidade nesta sexta-feira (dia 5), a partir das 19h, para uma visita guiada por suas dependências, intitulada "Uma Noite no Arquivo". A atividade artístico-cultural tem como intuito aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido na instituição, que celebra seus 46 anos de existência.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Histórico Municipal, o evento, em sua quinta edição, convida a população a conhecer a instituição, promovendo atrações artísticas e culturais gratuitas durante sua realização. Visitas guiadas mostram parte do acervo preservado pela instituição, composto da história documentada de Caxias do Sul. Durante o evento, o público também poderá ser fotografado à "moda antiga", voltando ao passado dos estúdios fotográficos.

A programação de atividades prevê também apresentações artísticas e culturais em formato pocket, com as participações da artista Clara Stedile e das crianças atendidas pelo CAE Ampliando Horizontes, do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, além da tradicional exposição de veículos antigos em frente ao prédio.

Já no dia 15, a partir das 19h, o espaço promove a ação "Uma Noite de Cinema no Arquivo", com a exibição dos documentários e curtas: "Escondidos", "Fontes da Cidade – Uma História das Águas de Caxias do Sul" e "A grande Fábrica Metalúrgica de Abramo Eberte & Cia.". A atividade será seguida de conversa com os realizadores Gustavo de Resende Fabião e Lucas Troglio, sobre a pesquisa e utilização de fotografias do acervo do Arquivo Municipal nas obras e sobre produção e fotografia dos filmes.

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami localiza-se na Avenida Júlio de Castilhos, 318, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e,m Caxias do Sul.