Caxias do Sul 27/04/2024

Com experiência em 13 edições, Lisete Oselame volta aos bastidores da Festa da Uva

Cerimoniais e eventos da 34ª edição da festa, incluindo a escolha das soberanas, estão a cargo da Interface
Produzido por Silvana Toazza, 27/04/2023 às 09:29:49
Com experiência em 13 edições, Lisete Oselame volta aos bastidores da Festa da Uva
Lisete Alberici Oselame comanda há 28 anos a Interface, de Caxias do Sul
Foto: Julio Soares

POR SILVANA TOAZZA

Falar da relações públicas e comunicadora Lisete Alberici Oselame é evocar inquietude, agenda concorrida, presteza e a capacidade de gerenciar um número ilimitado de tarefas. Para que um evento seja impecável, há muito trabalho de bastidor. Muito. Isso pouca gente sabe ou enxerga, mas Lisete tem perspicácia e muita experiência para que seu olhar aguçado alcance os mínimos detalhes em tudo o que executa.

Essa credencial a habilita a assinar os cerimoniais e eventos da programação da Festa Nacional da Uva 2024, trabalho que já começou com a escolha das soberanas logo mais, em agosto deste ano. Ela passa a comungar seu talento com a 34ª edição do evento, carregando na bagagem a expertise de ter se envolvido em 13 edições da Festa (de 1991 até 2016).

Desafios não são novidade na carreira dessa profissional, que, além de liderar a Interface Comunicação e Eventos, também responde por um dos programas de rádio mais longevos da cidade: o Persona, que vai ao ar diariamente pelos microfones da Rádio Caxias. Também arquiteta anualmente o Sálvia - Festival de Arte, Cultura e Gastronomia, que chegou em dezembro de 2022 em sua 3ª edição, sempre tendo como braço direito Cátia Laner, profissional de RP com vasta experiência em eventos regionais.

Ser Lisete é se desdobrar. Ser Lisete é se doar. É empregar sua vocação pela organização e planejamento de eventos a favor da comunidade. Nesta entrevista exclusiva ao portal, à seção "Conversa Afiada", Lisete Alberici Oselame conta como está o minucioso trabalho de organização da Festa da Uva 2024, que ocorrerá de 15 de fevereiro a 3 de março:

Quais os principais desafios que se apresentam para a Festa da Uva 2024?
O principal desafio da edição 2024 é a mobilização e o engajamento comunitário desde o comércio, a indústria, os bairros, o trade turístico e o interior do município. Quem ganha com a realização da Festa da Uva? Por que ainda fazê-la? Porque ela nos remete a memórias afetivas do início da nossa cidade e região e nos ajuda a construir a nossa identidade, de onde viemos e quem somos. Temos convicção de que, nos reunindo com todos os setores, teremos as respostas e saberemos como atuar, juntamente com o presidente, Fernando Bertotto, e a Comissão Comunitária.

A escolha da Interface Comunicação para a execução dos eventos e do cerimonial confirma a longa trajetória de parceria entre você e o evento, desde 1991. Conte um pouco dessa relação antiga e sólida?
Sim, relação sólida. Iniciamos na Festa Nacional da Uva 1991 e fizemos até 2016. Nossa principal característica é ouvir, entender o que a comunidade pensa, propor e projetar ações. Assim como foi feito em edições anteriores com a Olimpíada Colonial e com o Tirando Pó. Trabalhamos sempre com seriedade e muita paixão pela Festa.

A parceria envolve também a escolha da rainha e das princesas, em agosto deste ano. Como estão os preparativos?
A Comissão Social, liderada pela Eloisa Tondo, já tem todo o pré-concurso planejado. A Interface entra para organizar os eventos do pré-concurso e o grande dia da escolha. E claro, todos os eventos até a realização da Festa, entre eles a abertura e o encerramento. A equipe também prestará suporte para as visitas oficiais de divulgação da Festa e a recepção das comitivas dos governos estadual e federal, além de consultoria para ações de relacionamento com a comunidade urbana e do interior. Também está prevista a realização de encontros com entidades ligadas ao trade turístico, ao comércio e à indústria.

A Interface também prestará suporte para as visitas oficiais de divulgação da Festa e a recepção das comitivas dos governos estadual e federal. É um trabalho de bastidor que muita gente desconhece. Fale sobre isso.
Temos visitas oficiais para outros Estados e a Brasília, para convidar autoridades federais e estaduais. Suas presenças dão destaque nacional para a Festa da Uva. Trabalhamos na elaboração da agenda, nas confirmações, na postura e no protocolo diante de autoridades federais, nas lembranças e nos convites que serão entregues e nas confirmações de presenças para o evento de abertura.

Conte algum fato inusitado durante seus trabalhos em 13 edições da Festa da Uva, incluindo os protocolos de visitas presidenciais de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Um fato pitoresco foi na abertura da Festa de 1994, com a vinda do então presidente, Itamar Franco. Vem, não vem, vem… foi uma semana intensa! Recebemos no dia anterior a confirmação: “agora ele vem”. Maior correria para preparar tudo, questões de segurança, discursos, palco. O motivo dessa loucura: na semana anterior, a modelo Lilian Ramos estava, com o presidente ao lado, no camarote do Carnaval no Rio de Janeiro, sem calcinha. Provavelmente, ele não sabia disso e creio que ela queria notoriedade. Capa em todos os jornais e manchetes nas emissoras de TV. Ele, com receio, cancelou todas as viagens. Resumindo: ele veio, e o então senador Pedro Simon falou em nome dele no protocolo de abertura. Após, fomos ao desfile na Praça Dante e ele foi recebido com um coral de mais de 500 vozes, comandado pelo maestro Félix Slaviero, com o Hino de Minas Gerais. Foi tão bem recebido que pernoitou em Caxias e ganhou serenata. Foi embora no sábado. Ufa! Nunca trabalhamos tanto.

Como você gerencia a sua agenda profissional em meio a um programa diário na Rádio Caxias (Persona) e o trabalho à frente da Interface, com a organização de inúmeros eventos?
É uma Corrida Maluca! Risos! A Cátia Laner, que gerencia os projetos, e eu somos bem organizadas e com um propósito firme dos valores e responsabilidades da Interface. Os clientes são prioridade. Nossas famílias também. Das 9 às 11h não agendamos nada, pois estou no ar na Rádio Caxias. Queremos sempre surpreender, entregar além do contratado. Estabelecemos uma relação de confiança com os clientes e com o mercado.

O que esperar da Festa da Uva 2024?
Esperamos uma Festa alegre, com música, danças, gastronomia, envolvimento comunitário e celebração. Teremos um desafio grande pela frente e muito trabalho, que realizaremos com profissionalismo e paixão por aquilo que a Festa representa para a nossa comunidade. A Festa da Uva é uma celebração com imenso potencial econômico e de divulgação dos nossos produtos, da nossa cultura e da nossa gastronomia.