Caxias do Sul 17/04/2024

Com a pandemia, antiquário caxiense se reinventa e ganha clientes em todo o país

Loja virtual já responde por 70% das vendas do Art Rarus. Item mais caro chega a R$ 38 mil
Produzido por Silvana Toazza, 05/05/2021 às 12:20:11
Com a pandemia, antiquário caxiense se reinventa e ganha clientes em todo o país
Móveis, obras de arte e objetos de decoração integram o acervo
Foto: Eriel Giotti

O tradicional se une ao moderno no antiquário caxiense Art Rarus. Com 14 anos de mercado e desde 2018 comandado pela empresária Michele Censi, o estabelecimento identificou na crise da Covid-19 uma oportunidade de cruzar as fronteiras serranas e ganhar como moldura o país.

A alternativa para isso foi o investimento em uma plataforma de vendas online. Antes restrito a apreciadores de antiguidades da região, atualmente, 70% das vendas do Art Rarus são feitas pelo e-commerce e a maior parte dos compradores são das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

"Sempre acreditei no marketing de relacionamento, nas ações presenciais, na importância das experiências vividas pelos clientes no antiquário. Porém, com a chegada da pandemia e o fechamento do comércio em março de 2020, o projeto de implementação do e-commerce precisou sair do papel de forma mais rápida do que o esperado", revela Michele.

Michele Censi dirige o antiquário (foto: Eriel Giotti)

Mas o processo não é apenas digital. O desafio envolve logística, embalagem de peças raras e delicadas, agilidade na entrega e a engrenagem comercial. Em três meses, os milhares de itens do antiquário passaram a estar disponíveis em uma espécie de estante virtual que transita entre o site e o instagram.

A saber: o antiquário reúne inúmeras peças como móveis, obras de arte e objetos de decoração, em um acervo de raridades com cerca de 1.500 itens. É possível encontrar peças de diferentes períodos da história da humanidade, assim como itens que pertenceram às monarquias europeias. Adornos como cristais, pratarias, esculturas, lustres, tapetes e porcelanas também fazem parte da seleção do antiquário.

Raridades: entre as peças de grande valor histórico, destaque para as esculturas de papagaios em porcelana da Cia das Índias, datados de 1710; o relógio francês estilo Boulle, de 1891; e os móveis da famosa manufatura francesa Maison Jansen, além de obras de importantes artistas nacionais como Iberê Camargo, Antonio Poteiro, Cícero Dias, Carybé e Alfredo Volpi.

Os valores dos itens garimpados pelo mundo por Michele chegam a R$ 38 mil – a exclusividade e a autenticidade das peças são objeto de desejo para aqueles que prezam pela arte e pela valorização das técnicas que se perderam no tempo. A empreendedora diz que o perfil do cliente que busca antiguidades atualmente vai além do colecionador ou apreciador.

Há colecionadores em todo o país (foto: Eriel Giotti)

"Há um número crescente de novos compradores vindos da geração mais jovem, que, além do interesse pela qualidade reconhecida das peças, preza também pela valorização de objetos com significado, em busca do consumo consciente", salienta Michele Censi.

O antiquário atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, com horário marcado, na Rua Bento Gonçalves, 1.354, no Centro de Caxias do Sul. Seu acervo pode ser acessado virtualmente pelo site www.artrarus.com.br, com entrega para todas as regiões do Brasil.