Caxias do Sul 18/04/2024

Com 40 anos de história, empresa caxiense conquista certificação para exportação à Europa

Com filial há seis anos nos Estados Unidos, companhia serrana tem a meta de ampliar as vendas externas em 40% em 2021
Produzido por redação, 01/06/2021 às 11:31:52
Com 40 anos de história, empresa caxiense conquista certificação para exportação à Europa
Filial norte-americana da empresa
Foto: Divulgação Sumig USA

Líder sul-americana em tecnologias para soldagem manual e robotizada, a caxiense Sumig conquistou um passo significativo na meta ousada de ampliar as exportações em 40% em 2021. A companhia comemora seis anos de presença nos Estados Unidos e, ao lado desta celebração, soma-se o aval para a exportação à Europa.

Ou seja, seguiu à risca o jargão de que crise também é sinônimo de oportunidade. A expansão da Sumig no mercado europeu se dá após os produtos da marca serem aprovados em rigorosos testes exigidos pelas normativas europeias, resultando na conquista de certificações internacionais que atestam a qualidade e a eficiência dos equipamentos produzidos pela empresa. Desde 2005, a Sumig participa como expositora da Schweissen & Schneiden, feira promovida na Alemanha que é considerada a mais importante de soldagem do mundo - uma espécie de vitrine para o segmento.

“O investimento realizado nos últimos anos neste evento permitiu sermos vistos na Europa como um fornecedor de qualidade e com ótimo custo-benefício ao cliente. Passamos a ter contatos com compradores interessados na nossa tecnologia e trabalhamos para atender todas as normativas internacionais com o objetivo de oferecer equipamentos seguros e de extrema qualidade. Essa conquista é a coroação de um trabalho de mais de 40 anos da Sumig e que permite ampliar ainda mais nossos horizontes”, afirma a coordenadora de Exportação da empresa, Marina Bertelli.

Todos os produtos e peças exportadas serão produzidos na fábrica da Sumig, em Caxias do Sul. Os novos negócios na Europa contam com um parceiro para logística já homologado no Reino Unido, e outros distribuidores pelo continente deverão ser integrados nos próximos meses para consolidar a presença da empresa na Europa. Além deste novo mercado, a marca expandirá até o final de 2021 as exportações para México, Colômbia, Peru e Índia, países com boa perspectiva de recuperação em um cenário pós-pandemia.

Um ano da filial no Texas

Ainda no primeiro semestre de 2020, sob os efeitos iniciais da crise sanitária provocada pela Covid-19 no mundo, a Sumig deu mais um importante passo: investiu em uma nova filial em Dallas, no estado do Texas (EUA), ampliando as operações com showroom, estoque, manufatura e suporte aos clientes, objetivando o aumento das exportações no país. A empresa conta desde 2015 com outra filial, desta vez no estado da Flórida.

O principal produto exportado e comercializado nos Estados Unidos são as células para soldagem robotizada, equipamento desenvolvido pela Sumig no Brasil e que serve para automação dos processos de soldagem industriais.

A Sumig

Fundada em 1980, com sede em Caxias do Sul e filiais em São Paulo e nos Estados Unidos, a Sumig é líder sul-americana no desenvolvimento de tecnologias para soldagem manual e robotizada.

Entre os principais produtos estão máquinas e tochas para soldagem manual, células para soldagem robotizada, equipamentos para corte plasma manual e mecanizado CNC, equipamentos para extração de fumos da soldagem, além de uma linha completa de consumíveis e acessórios.

Em setembro de 2020, a Sumig completou 40 anos de trajetória.