Caxias do Sul 26/04/2024

Clínica de odontologia caxiense agora também é centro de treinamento internacional

Técnica inédita ensinada em mais de 40 países ganha espaço de excelência de 350 metros quadrados na Serra Gaúcha
Produzido por redação, 25/04/2022 às 10:51:51
Clínica de odontologia caxiense agora também é centro de treinamento internacional
Foto: Perphoto 

A Rosa Odontologia, de Caxias do Sul, lançou seu novo Centro de Treinamento. Reconhecida internacionalmente devido à técnica inédita ensinada por um de seus fundadores, o doutor em Implantodontia José Carlos Martins da Rosa, em mais de 40 países, a clínica passa a oferecer na Serra Gaúcha formações de alta qualificação a profissionais do mundo todo.

"Quanto mais amadureço, mais eu quero ensinar. Quanto melhor me desenvolvo, mais quero passar adiante o que sei", expressa José Carlos, ao traduzir a essência de sua vocação de unir prática clínica e docência, que o colocou entre um dos 100 melhores dentistas do mundo.

Com esse desejo, a Rosa Odontologia, fundada há 19 anos, dá novo passo no mercado, com a renovação da infraestrutura voltada à qualificação profissional por meio do seu braço de ensino. Além de remodelar as instalações anteriores, nas quais já se realizavam cursos, palestras e treinamentos, o complexo agora agrupa todas as estruturas do estabelecimento direcionadas à pesquisa, oferta e realização de atividades teóricas e práticas de aperfeiçoamento em Odontologia. As formações são proporcionadas pela Rosa Educação, braço educacional do empreendimento.

"Depois de mais de dez anos rodando o mundo para ministrar aos colegas, chegou o momento de trazer os melhores profissionais para ensinar e para aprender aqui, em um espaço de excelência que se equivale ao que encontramos em alguns dos mais de 40 países que percorremos nesse período", destaca José Carlos (sem contabilizar as nações alcançadas em aulas online durante a pandemia).

Praticar e ensinar

O tour internacional da última década – que envolveu estar à frente de capacitações em algumas das melhores academias do mundo, como as universidades de Oxford (Reino Unido) e as norte-americanas de Harvard, de Nova York (NYU), da Califórnia (UCLA) –, foi consequência de uma trajetória movida pela mentalidade de transmitir conhecimento que o dentista trouxe, ao longo de sua trajetória, junto com o anseio de proporcionar qualidade de vida por meio da reabilitação dentária.

Com 33 anos de atuação na área e radicado em Caxias do Sul há 30, José Carlos logo alcançou reconhecimento entre os pares pela habilidade diferenciada em implantodontia, o que geraria os primeiros convites para assumir cursos técnicos e práticos a outros profissionais. A instalação da atual sede da clínica, em 2006, ampliou o posicionamento do empreendimento e do profissional na área do ensino, tendo o dentista também coordenado diversas pós-graduações em universidades brasileiras, somando 25 anos de docência.

Conquista internacional

Mas o grande salto se daria a partir de 2009, quando a experiência clínica e acadêmica resultou na criação da Restauração Dentoalveolar Imediata (RDI), procedimento cirúrgico inédito na odontologia mundial. O primeiro artigo daria base para o primeiro livro, publicado no ano seguinte (hoje atualizado e disponível em português, espanhol, inglês e mandarim).

A conquista do reconhecimento internacional deu-se em 2013, com a primeira publicação de artigo científico na Europa. Daí seguiram-se vários outros, além de citações em trabalhos da comunidade científica do Velho Continente, dos EUA e do Brasil. E os inúmeros convites para o ensino do método mundo afora.

"Considero uma bênção ter tido a oportunidade de desenvolver algo que não existia, o que é raro no meio da odontologia. Por isso logo surgiu a necessidade dos colegas de aprender a técnica, o que cresceu mundialmente ao ponto de hoje estarmos promovendo a renovação do nosso Centro de Treinamento", detalha José Carlos.

Entre os benefícios da RDI para o paciente, em relação a outros procedimentos de implantodontia, estão o custo menor, o resultado melhor e com maior previsibilidade e o menor tempo e facilidade de reprodução do tratamento.

"O grande diferencial é como a técnica simplifica o trabalho do dentista. Hoje temos segurança em afirmar que esta é a melhor metodologia no mundo para uma substituição dentária", assegura.

A Rosa Educação foi impulsionada pela RDI, mas não se limita a ela. Ao contrário, a proposta institucional é levar a qualidade da formação principal para outros cursos de excelência, com profissionais de referência no mundo em todas as áreas da odontologia.

Estrutura de ponta

Para isso, o novo Centro de Treinamento ganhou bancadas para aulas teórico-práticas, com capacidade para 32 pessoas, e conta com um consultório para procedimentos demonstrativos, que também são transmitidos para o auditório em uma tela de 180 polegadas. Todos os alunos, em todos os cursos, receberão tablets utilizados como plataformas de ensino, para recebimento dos conteúdos e interação com as atividades.

Além das salas de pesquisa e administrativas, o espaço é completado por área de convivência e salas de apoio, totalizando 350 metros quadrados, estando preparado para receber cursos, palestras e confraternizações de grupos de estudo e de pesquisa. Ao todo, o conjunto da Rosa Odontologia soma 1.100 metros quadrados no bairro São Leopoldo.

A saber: o novo Centro de Treinamento da Rosa Educação foi inaugurado em abril com a presença do 10º dentista mais influente do Reino Unido, segundo a Dentistry Magazine. Trata-se de Christian Coachman, referência internacional na técnica de planejamento e comunicação interdisciplinar Digital Smile Design (DSD).