Caxias do Sul 29/06/2022

CIRANDEIRA CRIATIVA traz novo ciclo de oficinas gratuitas e apresentações

Atividades presenciais e online focam em arte popular e cultura urbana
Produzido por redação, 14/04/2022 às 09:13:30
CIRANDEIRA CRIATIVA traz novo  ciclo de oficinas gratuitas e apresentações
Grupo de cirandeiras em suas aulas de dança
Foto: Icaro de Campos

O projeto Cirandeira Criativa entra em um novo ciclo e oferece, a partir da próxima semana, diversas atividade gratuitas de formação e criação. A iniciativa é idealizada pela dançarina Vanessa Carraro e produzida pela Lynch Gestão Cultural, da produtora cultural Flor Nieto.

Neste novo ciclo, serão oferecidas à comunidade caxiense atividades presenciais de dança, percussão e grafite e, em formato online, oficinas de história e customização. A proposta foca a arte popular e a cultura urbana, com ênfase na cultura afro-brasileira e indígena.

Dando continuidade às atividades do projeto, a dançarina e cirandeira Vanessa Carraro dará aulas de dança, com encontros práticos e teóricos para estimular, por meio dessa linguagem artística, a ancestralidade e a exploração das potencialidades corporais através de músicas e danças afro-brasileiras. Essas atividades serão realizadas nas segundas-feiras na Escola Tem Gente Teatrando, das 19h às 21h. As oficinas também são gravadas e disponibilizadas no canal do Youtube do projeto.

Nas oficinas de percussão, ministradas por Ângela Pimentel, serão feitos exercícios lúdicos e pedagógicos para uma dinâmica de trabalho que terá experimentações sonoras e jogos musicais estudando som e harmonia, buscando a habilidade com os instrumentos percussivos. As oficinas já estão sendo realizadas na Associação Criança e Adolescente no Esporte Beltrão de Queiroz, nas terças e quintas-feiras à tarde, das 14h às 16h.

Já a oficina de grafite, com o grafiteiro Andrigo Martins, prevê experiências em artes visuais por meio da técnica do grafite, estilizando as latas de spray que servirão como instrumentos de percussão, incluindo técnicas de caligrafia, estudo do espaço cênico e desenvolvimento de objetos cênicos. Os trabalhos acontecerão na Associação Criança e Adolescente no Esporte Beltrão de Queiroz e na Fluência Casa Hip Hop. As atividades serão realizadas até o final do mês de maio.

Oficina de grafite encanta as atenções dos pequenos alunos (Foto: Icaro de Campos)

Em formato online, serão disponibilizadas oficinas de história e customização. Coordenadas pela historiadora e pesquisadora Carina Monteiro Dias, as oficinas de História terão temas relacionados à construção histórica e formação cultural brasileira, com leitura crítica de contos, imagens, desenhos, objetos e textos, buscando conexões com o cotidiano e as relações sociais.

Já a oficina de customização, também online, coordenada pela designer Fran Hermoza e realizada nesta fase pelo estilista Leonardo Lima, terá atividades com técnicas de corte e costura para produzir e personalizar os figurinos e camisetas, valorizando a riqueza da cultura afro-brasileira e indígena e sua influência na construção identitária brasileira. As duas atividades online serão disponilizadas no canal do Youtube. Quem quiser acessar os conteúdos, pode se inscrever pelo link no perfil @cirandeiracriativa no Instagram.

Neste último ciclo de atividades, o projeto Cirandeira Criativa reforça seus objetivos de dar acessibilidade e alcance a diversos grupos da cena cultural e artística, potencializando a criatividade, a construção de identidade e o sentimento de pertencimento como vetores de transformação, tendo como estratégias de ação a inserção social e a promoção de educação criativa. Assim, ao final do projeto, também serão feitas apresentações, que serão gravadas em vídeo a serem publicadas no canal do Youtube do Cirandeira Criativa.

O projeto Cirandeira Criativa é viabilizado com recursos do governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, FAC Movimento, através do Edital 12/2019.

Links para as inscrições AQUI