Caxias do Sul 29/03/2024

Centro de Cultura celebra aniversário com atrações especiais

Ordovás oferece programação diversificada e gratuita para comemorar seus 20 anos de fundação
Produzido por redação, 03/10/2021 às 14:49:02
Centro de Cultura celebra aniversário com atrações especiais
Espaço cultural homenageia a memória de médico humanista caxiense
Foto: DIVULGAÇÃO

O Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, de Caxias do Sul, está completando duas décadas de fundação e, para celebrar a data, a Secretaria Municipal da Cultura preparou uma programação gratuita e diversificada com shows, apresentações, sessão de cinema comentada e atividades culturais que se estendem de 7 a 10 de outubro (de quinta-feira até domingo).

Famoso berço da cultura caxiense, o Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho foi inaugurado em 9 de outubro de 2001, ocupando os prédios históricos da antiga Cantina Antunes, no bairro Panazzolo. O prédio centenário possui sala de cinema (Sala de Cinema Ulysses Geremia), espaços para exposição de artes plásticas e oficinas, acervo de artes plásticas (AMARP), memorial da Cantina Antunes e o Zarabatana Café. Além dos espaços em que ocorrem as interações culturais, o Ordovás também abriga as coordenações do Arte e Cultura "Popular", do Coro Municipal, da Companhia de Dança e da Escola Preparatória de Dança.

O nome do local é uma homenagem ao médico caxiense Dr. Henrique Ordovás Filho, por ter exercido atividades comunitárias, humanistas e filantrópicas.

Ao longo dessas duas décadas, o Centro Cultural se constituiu como parte importante do mapeamento afetivo da cidade. Para Natália Bianchi, diretora do local, um relevante fator para o sucesso do espaço é a transversalidade, abrigando em um único lugar cinema, memorial, galeria e todos os tipos de segmentos artísticos. "Comemorar os 20 anos deste espaço icônico legitima a importância de um Centro Cultural para o desenvolvimento de uma sociedade. Tudo que foi pensado, criado, promovido e vivido ao longo desse tempo, todo o movimento gerado e que segue acontecendo por aqui, fortalece nossa identidade e a nossa memória cultural coletiva", relembra Natália.

A titular da Secretaria Municipal da Cultura, Aline Zilli, ressalta que "o Ordovás é um importante centro de cultura, reduto de encontro entre artistas, produtores e o público. Um lugar das diversas e múltiplas linguagens, que oferece uma programação variada, sede dos nossos grupos artísticos. Um reduto que pulsa forte a cultura do nosso município".

O Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho fica localizado na Rua Luiz Antunes, 312, no Bairro Panazzolo.

Confira a programação:

07/10/2021 – Quinta-feira

18h30 - Solenidade de Abertura da comemoração dos 20 anos do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

19h - Apresentação do Quinteto de Sopros da Orquestra Municipal.

08/10/2021 – Sexta-feira

18h - Concerto Alma Brasileira, com a Soprano Karina Dante.

18h30 às 19h30 - Abertura simbólica das exposições da Convocatória de Arte - Exposições 2021 na Galeria de Artes do Centro de Cultura com a exposição "camadatempo: desengavetando memórias", de Nilton Dondé, com curadoria de Mara Galvani e continuação da visitação da exposição integrante da 15ª Primavera dos Museus - IBRAM: "Tempo[s]-Espaço[s]" com obras do AMARP e Acervo do Clube de Gravuras do Campus 8 da UCS, com a curadoria de Mara Galvani e Gelson Soares, na Sala de Exposições.

21h - Show Compadrio, com Lazaro Nascimento e Rafael De Boni.

22h - Show Beto e Suas Máquinas, com Beto Scopel.

09/10/2021 - Sábado

15h30 - Apresentação da Cia. Municipal de Dança - Performance "Carnival Parade - A arte pede passagem".

16h às 19h - Apresentação dos Grupos de Câmara da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul.

19h30 - Exibição do Fime "Alice e o Prefeito" e, após, sessão comentada com Tríssia Ordovás Sartori e Marcelo Wasserman - Mediação: Gilmar Marcilio.

10/10/2021 - Domingo

18h - Apresentação do Coro Municipal