Caxias do Sul 18/08/2022

Caxias do Sul sedia 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Encontro abre na manhã desta terça-feira, com a palestra do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite
Produzido por redação, 12/04/2022 às 10:04:20
Caxias do Sul sedia 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Biodigestores na Granja São Pedro Colombari, no Paraná
Foto: Marcos Labanca

Caxias do Sul respira nesta semana discussões envolvendo negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para aplicações energéticas. O tema ganha força entre esta terça-feira (12/04) e quinta-feira (14/04), quando a cidade sedia o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que joga luz em temas como panorama, potencialidades e perspectivas do setor.

Mais de 300 técnicos, pesquisadores, empreendedores e profissionais de diferentes organizações da cadeia do biogás estão inscritos na programação, que se estende até quinta-feira. Na manhã desta terça-feira, o evento foi aberto, no UCS Teatro da Universidade de Caxias do Sul, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que fala sobre o “Programa Nacional Metano Zero e a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano”.

A coordenadora do Fórum, Suelen Paesi, salienta que a programação será, principalmente, um espaço de conexões e de troca de experiências, parcerias e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano).

“As técnicas de produção de biogás garantem a produção de energia e uma destinação correta dos resíduos. No Fórum, serão debatidos temas relacionados a políticas públicas, formas de investimento, produção de biogás para energia elétrica e para metano, e a descarbonização. Também teremos empresas do setor expondo equipamentos para a cadeia do biogás, além de visitas técnicas, que vão permitir ver, na prática, plantas de biogás em funcionamento no Rio Grande do Sul”, destaca Suelen, pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, uma das entidades realizadoras do evento.

POTENCIAL

Segundo a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2020, elaborada pelo CIBiogás, existem 675 plantas de biogás no país, sendo que 94% delas operam para fins energéticos (geração de energia elétrica, térmica, mecânica e/ou biometano).

O estudo mostra, também, que há oportunidades de expansão da cadeia. O potencial nacional de produção de biogás bruto calculado pela Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) é de 82,58 bilhões de metros cúbicos ao ano, considerando os setores sucroenergético, saneamento, proteína animal e produção agrícola. Esse cenário, se comparado com o atual contexto de produção de biogás brasileiro (1,83 bilhão de metros cúbicos ao ano), revela a oportunidade de enorme expansão, pois apenas 2% do potencial total são aproveitados atualmente.

“O Brasil, principalmente a região Sul, tem um grande potencial para produção de biogás a partir do aproveitamento de resíduos, contribuindo para incrementar a matriz energética, seja na área de combustíveis ou de energia elétrica”, aponta o presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), Ricardo Steinmetz (Sbera), analista da Embrapa Suínos e Aves.

O 4º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), pela Embrapa Suínos e Aves, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sbera.

PROGRAMAÇÃO

Veja a programação completa em: https://biogasebiometano.com.br/programacao/

ENCONTROS PARALELOS

O Fórum abre, também, agenda para o encontro Mulheres do Biogás, Reunião de Extensionistas da Área Rural, 2º Encontro de Produtores de Biogás e Reunião da Rede de Laboratórios de Biodigestão.

SAIBA MAIS

O que é biogás? É uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, por meio de processo de biodegradação anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio. O biogás pode ser aplicado na geração de energia elétrica e energia térmica e na produção de biometano, um biocombustível similar ao gás natural. Durante o processo, também há produção de biofertilizante.

Quem pode produzir? Propriedades rurais, aterros sanitários e indústrias relacionadas à agropecuária. Também é possível produzir biogás com esgoto, resíduos vegetais e resíduos de alimentos (domésticos, comerciais e industriais).

SERVIÇO:

O quê: 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Quando: 12 a 14 de abril de 2022

Onde: UCS Teatro | Universidade de Caxias do Sul | Caxias do Sul | RS

www.biogasebiometano.com.br