Caxias do Sul 18/05/2024

CARRO VOADOR: startup caxiense comprará 40 aeronaves elétricas

Carta de intenção com controlada da Embraer busca a cooperação no desenvolvimento de operações de eVTOL no Brasil e na América do Sul
Produzido por Silvana Toazza, 22/12/2022 às 11:43:26
CARRO VOADOR: startup caxiense comprará 40 aeronaves elétricas
Modelo é uma opção de mobilidade aérea urbana mais sustentável, segura e acessível
Foto: Eve, reprodução

A inovação ganha espaço (na terra e nos céus) do Brasil. Atenta a esse cenário promissor, uma startup caxiense decola um projeto que promete revolucionar o mercado de mobilidade aérea urbana do Sul do Brasil.

Explica-se: a FlyBIS Aviação, com matriz na Serra Gaúcha, selou parceria com a Eve Air Mobility (controlada da Embraer), para atuar com força no inédito nicho da aeronave eVTOL, sigla em inglês que significa pouso e decolagem vertical à base de eletricidade. O modelo futurista vem sendo chamado de “carro voador".

A carta de intenção visa à cooperação no desenvolvimento de operações de eVTOL no Brasil e na América do Sul. O acordo prevê que a FlyBIS Aviação adquira até 40 aeronaves elétricas da Eve. Como seus motores são elétricos, os eVTOLs serão uma opção de mobilidade aérea urbana mais sustentável, segura e acessível.

A mobilidade elétrica urbana intensificará o turismo nos três Estados do Sul. Após estrear no RS, o projeto, que conta com o apoio da também caxiense Brave Aviação Executiva, empresa de aeronaves compartilhadas, alçará voos para outros mercados de países vizinhos.

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Vertiportos acolherão novo nicho de mobilidade elétrica

Os motores elétricos aumentarão a acessibilidade aos voos urbanos, devido ao menor custo de operação e manutenção das aeronaves eVTOL. Menores níveis de ruído proporcionarão uma melhor experiência ao passageiro.

A saber: Essa nova tecnologia é baseada no conceito de Propulsão Elétrica Distribuída, que vem sendo desenvolvida há mais de uma década, sendo o primeiro projeto apresentado em 2009 pela NASA, e permite o uso de vários motores elétricos para propulsão da aeronave em comparação ao modelo tradicional de propulsão, baseado em combustíveis fósseis.

Embora parecido com um helicóptero convencional, o conceito tecnológico do eVTOL viabilizaria o seu uso em voos curtos dentro das cidades ou regiões, direcionado inicialmente para serviços de táxi voador ou de entregas. Num primeiro momento, será capaz de levar quatro passageiros por uma distância de até 100 km, com um custo de voo por assento até seis vezes menor do que o dos helicópteros, produzindo até 90% menos ruído.

É um projeto que decolará nos próximos anos, levando-se em conta a necessidade de infraestrutura para os vertiportos. Haverá conexão aérea dentro das cidades, no conceito de terminais de ônibus ou estações de metrô.

Fundadores da FlyBIS Aviação:

Gustavo Zanettini

Tem experiência de mais de 25 anos em Transporte Aéreo. Mestrado Executivo em Air Transport Management pela London University & M.Sc, Engenharia de Transportes – UFRJ; Membro da Royal Aeronautical Society- UK. Comandante de Boeing 737. Empreendedor e consultor em Transporte Aéreo.

Carlos Bertotto

Piloto, empresário e cientista da computação. Conta com mais de 25 anos de experiência na Aviação Executiva. Comandante de aeronaves executivas. Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e MBA em Gestão Empresarial pela UNISINOS. Diretor e Fundador da Brave Aviação Executiva.

André Tessari

Empresário, Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança pela UFRGS. Co-fundador das empresas BRAVE Aviação Executiva, Meta4Chain Soluções para Metaverso e FlyBIS Aeromobilidade.

Felipe de Lavra Pinto Moraes

Advogado, especialista em Processo Civil pela UNISINOS, Especialista em Direito Empresarial pela UCAM, mestre em Aspectos Bioéticos e Jurídicos da Saúde pela Universidad del Museo Social Argentino. Co-Fundador da Rech, Moraes, Olivera & Advogados Associados.