Se houve uma época em que beber vinho importado era o mais comum, hoje ela ficou no passado. Com a excelência da produção nacional e inúmeras premiações, nossos rótulos alcançaram o protagonismo, em especial entre o público mais jovem, mulheres e consumidores com mais escolaridade.
Essa constatação, apontada em levantamento nacional conduzido pela MDA Pesquisa, por meio de convênio com o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura (Consevitis-RS) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), chega como um presente à cadeia vitivinícola, depois de décadas de trabalho para que o vinho nacional perdesse o preconceito antigo. Hoje, tornou-se escolha certeira. Motivo de brindar solenemente o Dia do Vinho Brasileiro, comemorado no próximo domingo, 1º de junho.
Em pesquisa com 1.709 pessoas que consomem bebidas alcoólicas, entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período, com destaque para apreciadores mais jovens (18 a 24 anos), especialmente mulheres, com mais escolaridade e renda, e residentes nas regiões Sul e Sudeste.
“Os resultados confirmam que temos um produto de qualidade, competitivo e com forte identificação com o consumidor nacional. O vinho brasileiro está presente na mesa das famílias e em momentos de celebração, lazer e bem-estar”, destaca o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Potencial de competitividade
Entre os consumidores que compraram vinho nos últimos três meses (68,5% dos entrevistados), mais da metade (52%) consome a bebida diariamente ou semanalmente, o que reforça a fidelização do público. A pesquisa também revelou que 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês, com maior concentração de compra na faixa entre R$ 30 e R$ 70, o que demonstra o potencial de competitividade do vinho brasileiro nas faixas de preço mais acessíveis.
O estudo aponta o vinho tinto como o preferido por 80% dos consumidores, com maior adesão ao tipo suave (63%), especialmente entre mulheres jovens, e ao tinto seco (49%), mais consumido por homens com escolaridade e renda mais elevadas. Os momentos mais associados ao consumo de vinho incluem ocasiões de relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e encontros sociais (30%).
A maior parte das aquisições ocorre em supermercados (89%), seguida por empórios especializados e plataformas online. Apesar do avanço, o setor ainda enfrenta desafios, como a percepção de que o vinho tem preço elevado (citado por 52% dos entrevistados) e a necessidade de ampliar o conhecimento do público sobre o universo da bebida.
Perfil do consumidor de vinho
O vinho é a segunda bebida alcoólica preferida dos brasileiros (33%), atrás apenas da cerveja.
A preferência por vinho é mais expressiva entre mulheres, pessoas com até 44 anos, escolaridade elevada e renda superior a cinco salários mínimos.