Caxias do Sul 27/04/2024

Brinde histórico: exportação de vinhos finos é a melhor dos últimos 8 anos

De janeiro a setembro, volume é 84% superior ao mesmo período do ano passado e 225% maior de igual comparativo de 2017. Produto chega a 63 países
Produzido por redação, 20/10/2021 às 09:30:15
Brinde histórico: exportação de vinhos finos é a melhor dos últimos 8 anos
Foto: Augusto Tomasi

Momento histórico para a vinicultura brasileira, com a exportação de vinhos finos tendo a melhor performance dos últimos oito anos. De janeiro a setembro de 2021, o volume chegou a 6,3 milhões de litros, incremento de 84% em comparação ao mesmo período de 2020 e de 225% em relação a igual intervalo de 2017.

A percepção da qualidade da produção nacional no mundo todo é uma realidade que se reflete no desempenho comercial. Entre os mercados mais representativos em volume estão Paraguai, Haiti, Rússia, Estados Unidos e China. Neste ano, o vinho brasileiro teve como destino 63 países.

A presença brasileira caiu no gosto do consumidor mundial. O interesse pelos rótulos brasileiros aumenta diante da diversidade de produtos, tanto em estilos, quanto em preços e variedades.

“O Brasil se descobriu como importante produtor de vinhos e espumantes a partir do momento em que acreditou no seu trabalho, investiu e compartilhou suas realidades tão peculiares e distintas do resto do mundo. Afinal, somos um país continental que hoje produz vinhos em mais de 20 regiões em 10 estados brasileiros. Essa pluralidade de terroirs é única no mundo”, comemora o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta.

A exportação de espumantes também registra resultado positivo no período, com alta de 13,88% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 502 mil litros para 656 mil litros nos nove meses.