Caxias do Sul 25/04/2024

Bento Gonçalves será pioneira em tecnologia para 5G

Implantação de data center EDGE terá investimento de R$ 20 milhões e ocupará área de 1,5 mil metros quadrados
Produzido por Silvana Toazza, 09/06/2022 às 08:24:50
Bento Gonçalves será pioneira em tecnologia para 5G
Data center EDGE são espaços construídos para abrigar o próximo passo da internet mundial
Foto: divulgação

O novo mundo tecnológico exige investimento e um olhar atento às necessidades futuras, que logo ali baterão à porta. De olho nisso, Bento Gonçalves será pioneira em projeto de implantação de data center EDGE, estrutura que suportará o avanço do 5G (e consequentemente da Internet das Coisas e da automação residencial) no país. Estruturas ainda pouco difundidas no Interior do Estado, os data center EDGE são espaços construídos para abrigar o próximo passo da internet mundial com o objetivo de atender às soluções derivadas dessa inovação.

Na Capital Brasileira do Vinho, a novidade ocupará área de 1,5 mil metros quadrados no distrito industrial. Alg Com e Lex Empreendimentos Imobiliários são parceiros da M.Stortti Negócios Digitais, que capitaneia esse grandioso projeto de data center EDGE chamado de Data Over Space (DOS) - dados sobre o espaço.

Caxias do Sul e Passo Fundo no radar


Com um investimento inicial de R$ 20 milhões, feito por meio de cotas de investidores sócios no projeto, a obra em Bento Gonçalves tem início previsto para 2023 e começará a operar em 2024. Com o avanço do 5G no país, uma geração de dados mais potente e veloz para celulares, com maior velocidade de conexão de dados com a internet, a M.Stortti Negócios Digitais também almeja levar o projeto data center EDGE para Caxias do Sul e Passo Fundo.

Com um DNA visionário, que há 15 anos apostou no desenvolvimento de hotéis no Rio Grande do Sul, a M.Stortti, com seu braço digital, investe agora neste modelo que une empreendimentos imobiliários e tecnologia mirando a expansão digital, impensável até pouco tempo.

"Queremos digitalizar o Estado. Colocar nossos municípios em outro patamar tecnológico. Começaremos agora por essas três cidades, mas nossa ideia é, em 10 anos, estar presente em outros locais, pois sabemos a importância desse projeto. Os data center EDGE serão construídos em larga escala ao longo dos territórios para atender às novas demandas decorrentes das novas tecnologias. Num futuro médio, haverá milhares dessas estruturas interligando toda a malha de telecomunicação entre operadoras, usuários e grandes data centers", explica Maurênio Stortti, CEO da M.Stortti Negócios Digitais.

Para entender: capaz de fornecer os recursos necessários, a DOS coloca toda a tecnologia disponível a serviço das empresas, auxiliando na implementação de data centers e contribuindo para a continuidade dos negócios e na utilização de uma conectividade de alta eficiência. Também conhecido como Data Center de Borda e Edge Computing, ele é capaz de reduzir o tempo de resposta do processamento de dados corporativos, além de aumentar a segurança da companhia.