Caxias do Sul 20/04/2024

Banda ROTA LUNAR irradia música e poesia na Praça Dante, na abertura da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Maior evento literário da Serra Gaúcha começa nesta sexta-feira, com apresentação musical especial homenageando a obra de Mario Quintana
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 27/11/2020 às 07:37:28
Banda ROTA LUNAR irradia música e poesia na Praça Dante, na abertura da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Banda Rota Lunar, composta por João Geraldo, Selestino Oliveira, Jonas Reis e Vasco Machado
Foto: DIVULGAÇÃO

POR MARCOS FERNANDO KIRST

Os quatro cantos da Praça Dante Alighieri serão preenchidos por poesia em forma de música ao dormir da tarde e florescer da noite desta sexta-feira, 27 de novembro, data de início da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Após a solenidade de inauguração oficial de praxe, prevista para as 18h30, com a presença das autoridades, o show de abertura, a partir das 19h, fica por conta da banda caxiense Rota Lunar, com um espetáculo especial que se adequa ao evento como um verso bem trançado dentro da construção de um poema.

O público que for até a praça apreciar o evento, mantendo as recomendações do uso de máscara e do distanciamento social necessário para a prevenção à Covid-19, será brindado com a apresentação musical batizada pela banda como “As Canções de Quintana”. Como o título antecipa, trata-se de uma homenagem ao poeta gaúcho Mario Quintana (1906 - 1994) por meio da musicalização de alguns de seus poemas, em arranjos e versões produzidos pela própria banda. No cardápio musical, consta também uma coletânea dos trabalhos mais significativos construídos ao longo da trajetória do grupo.

Na estrada desde meados da década de 1990, a banda caxiense Rota Lunar é formada por Selestino Oliveira (voz e violão), Vasco Machado (viola e vocal), João Geraldo (percussão) e Jonas Reis (baixo). No currículo, além das centenas de shows já realizados, a banda possui dois CDs gravados.

O primeiro, em 2004, intitulado “Sobre a Cidade”, traz uma reunião de poemas musicados de escritores serranos como Dinarte Albuquerque Filho (Patrono desta edição da Feira), Flávio Luís Ferrarini, José Clemente Pozenato, Ana Araldi, Ítalo Balen, Ary Trentin, Vivita Cartier, Valdir dos Santos, Jayme Paviani, Selestino Oliveira e outros.

Primeiro CD, de 2004

Um segundo projeto seguindo a mesma linha está em andamento pela banda. Segundo Selestino Oliveira, vários poemas de escritores regionais já foram musicados, entre novos autores e outros já consagrados. Entre eles, poemas do próprio Selestino Oliveira, Dinarte Albuquerque Filho, Marco de Menezes, Jaqueline Pivotto, Emily Polly, Flávio Luis Ferrarini, Marcos Fernando Kirst e outros. A aguardar.

Em 2016, a Rota Lunar lançou o álbum “Vertente - O Que Fica na Memória”, resgatando a história da banda em 14 faixas que pela primeira vez ganham registro gravado. Selestino Oliveira possui longa trajetória artística musical, tendo participado da icônica banda regional “Vertente”, da década de 1980, e de festivais históricos como a “Balada da Composição do Estudante Caxiense”, da década de 1970, e “Natura Som”, de 1981. O Grupo Musical Vertente atuou sob essa denominação até 1993, dando origem, pouco tempo depois, à Rota Lunar, a partir de 1996.

Segundo CD, de 2016

Em março de 2019, a banda fez uma apresentação especial no evento de lançamento do livro “O Ocaso da Colombina: A Breve e Poética Vida de Vivita Cartier”, de autoria de Marcos Fernando Kirst. A biografia da poeta teve sessão de autógrafos na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, onde o grupo executou ao vivo músicas de seu repertório e dois poemas musicados de Vivita especialmente para o evento. Esses dois trabalhos, juntamente com outros dois poemas recitados sob fundo musical original, resultaram em um CD especial da banda em homenagem a Vivita Cartier (1893 – 1919).

CD em homenagem a Vivita Cartier (2019)

A 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul segue até o dia 13 de dezembro, com ampla programação literária, artística e cultural. Confira a programação completa AQUI

Quer uma palhinha do talento da Rota Lunar? SENTE O SOM AQUI

e AQUI