Caxias do Sul 02/05/2024

Autógrafos cancelados, mas projeto literário segue em campo

A pandemia deu cartão vermelho às sessões presenciais na Feira do Livro, mas o autor Felipe Gremelmaier arregimenta reforços para a divulgação das crônicas esportivas de seu “Ora Bolas – 2º Tempo”
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 03/12/2020 às 08:36:57
Autógrafos cancelados, mas projeto literário segue em campo
Foto: Diego Ferreira

Por MARCOS FERNANDO KIRST

A sessão de autógrafos na Feira do Livro estava marcada para a tarde deste sábado, dia 5 de dezembro, na Praça Dante Alighieri. Porém, em função do recrudescimento das medidas de cuidados relativos à pandemia no Estado, as regras do jogo tiveram de ser alteradas com a partida em andamento e todas as sessões de autógrafos presenciais previstas na programação oficial da Feira foram canceladas.

Isso, no entanto, não arrefeceu o ânimo do escritor Felipe Gremelmaier, que teve de guardar momentaneamente a caneta mas não pendurou as chuteiras em relação ao andamento do seu projeto de resgate do cenário esportivo da cidade e da região por meio de antologias de crônicas suas e de convidados.

O segundo tempo do seu projeto “Ora Bolas” veio a público ainda no mês de setembro, também em formato inédito, respeitando as regras que moldam a readequação de todos os setores da vida em sociedade neste ano de 2020, regido pelo combate ao coronavírus. Na ocasião, Gremelmaier fez o lançamento oficial da obra via live simultânea em suas páginas sociais e nos canais das duas livrarias parceiras do projeto: Livraria do Maneco e Livraria Do Arco da Velha.

“Ora Bolas – 2º Tempo” (AMZ Editora, 2020, 134 páginas) traz uma nova coletânea de crônicas esportivas organizada por Gremelmaier, enfocando fatos pitorescos relativos ao futebol e a outras modalidades esportivas ocorridos em Caxias do Sul e na Serra Gaúcha entre os anos de 1978 e 2020. O volume de estreia da série, “Ora Bolas” (com histórias narradas entre 1978 e 2015), lançado em 2015, figurou na lista dos 10 livros mais vendidos na Feira do Livro de Caxias do Sul daquele ano.

Autor já está na concentração para a produção do terceiro tempo da antologia (Foto: Leandro Araújo)

No volume lançado agora, a nova série conta com 21 colaboradores, entre eles, o técnico da Seleção Brasileira Adenor Bachi (Tite), os ex-atletas zagueiros e treinadores Edemar Picoli e Rafael Lacerda, o ex-atleta meio-campo Ranieli Cechinato, além de textos do próprio Gremelmaier.

Ciente de que o esporte e a literatura são ferramentas e aliados importantes no processo de formação de consciência cidadã nas crianças, Gremelmaier destinou uma cota da edição da obra para doação a escolas das redes de ensino municipal e estadual da região. No total, foram distribuídos 201 livros: 83 para todas as escolas municipais de Caxias e 118 para todas as escolas estaduais da região. O projeto deste segundo tempo de antologia de crônicas esportivas conta com o apoio dos seguintes patrocinadores: ANC Urbanizadora, Bocatti, Casa das Armas, Fátima Saúde, Fedrizzi Seguros, FisioAtiva Fisioterapia, Grazziotin Negócios Imobiliários, Kenpo Sports, Sorvelândia e Sul Corte.

O livro está à venda nas barracas da Feira a R$ 35,00 (tanto o volume I quanto o volume II). Quem levar o combo com os dois livros, paga R$ 50,00.

SOBRE O AUTOR

Felipe Gremelmaier é vereador reeleito em Caxias do Sul, formado em Direito, pós-graduado em Administração Pública e Gestão de Cidades e mestrando em Turismo e Hospitalidade. Já foi Secretário Municipal de Esportes, Secretário de Governo do Município e Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

É um apaixonado por esportes em geral, porém, é “loco por fútbol”. Torcedor da S.E.R. Caxias juntamente com os dois irmãos, os sobrinhos e seu filho, Martín, de sete anos. “E isso que meu pai era torcedor colorado. Nossa paixão grená é totalmente genuína, tanto é que eu e meus irmãos, mais a gurizada, vamos sempre em grupo torcer em todos os jogos do Caxias”, ressalta o escritor/torcedor.

E revela mais: nenhuma pandemia vai ser capaz de arrefecer seu ânimo pelos esportes e pela escrita. Tanto é que já anda labutando no projeto de um terceiro tempo, a ser publicado em um futuro próximo. Dois textos já estão escritos. O apito final dessa saga ainda está longe de ser ouvido, ora bolas!