Caxias do Sul 24/04/2024

Avalanche de atrações culturais sacode Forqueta

Mais uma edição do projeto leva extensa programação gratuita à comunidade da localidade caxiense
Produzido por redação, 04/08/2022 às 10:50:38
Avalanche de atrações culturais sacode Forqueta
Atriz Odelta Simonetti encanta a plateia com a personagem Rarley Davidson
Foto: Felipe Kuquertt

Um clássico do cinema italiano – “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sica – e uma iguaria da culinária colonial da Serra, o pien, abrem a programação de agosto do Forqueta Cultural. A agenda gratuita de cultura e lazer une cinema, gastronomia, filó, teatro na praça central e atividades em outros pontos do bairro de sexta a segunda-feira (5 a 8). A programação vai até setembro e esta é a terceira edição do projeto realizado pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura.

Na abertura, sexta-feira, às 19h30min, o antológico “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sica, mostra uma Roma desafiadora para a vida de um trabalhador humilde que, ao perder sua bicicleta, sai com o filho para resgatar muito mais do que seu instrumento de trabalho. Para acompanhar o filme, haverá degustação do pien, uma iguaria que é presença recorrente nos almoços de colônia da Serra gaúcha.

Clássico "Ladrões de Bicicleta" abre a programação (Foto: Divulgação)

No sábado à tarde, a programação prevê duas atividades no Ponto de Cultura Costurando Sonhos: às 14h tem visitação guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, e, em seguida, às 14h30min, será exibido o filme infantil “Abominável”. A animação mostra os desafios de um grupo de crianças para manter e proteger a sua relação com um ser diferentão e pra lá de afetivo.

Museu da Uva e do Vinho acolhe visitantes (Foto: Jessica Melinda)

Seguindo na tarde de sábado, às 16h, na Praça de Forqueta, o público poderá conhecer Rarley Davidson, uma palhaça nada convencional, que vai animar a plateia com seus números de alta periculosidade e muitas atrapalhações. O trabalho é uma criação da atriz Odelta Simonetti e tem circulado por diferentes espaços de Caxias do Sul e região, além de festivais como o Palco Giratório, sempre conquistando adultos e crianças.

Para o domingo, às 15h, o Filó Comunitário promete animar a comunidade do Menino Deus e quem mais chegar com a o grupo Felice Personne com seu repertório de músicas tradicionais italianas e outras mais. O convidado especial desta edição é o músico Valdir Verona, que traz consigo integrantes do grupo Violeiros da Serra Gaúcha com uma variada cantoria de músicas acompanhadas de violas de 10 cordas. De complemento, a mesa farta como manda a tradição dos filós dos descendentes de italianos.

Animação e alegria com o grupo Felice Personne (Foto: Saimon Fortuna)

Na segunda-feira, às 14h30min, a Escola Padre Vicente Bertoni, da comunidade de São Roque, tem Cinema na Escola. O filme escolhido para a sessão da gurizada é “O Circo”, com o eterno Carlitos às voltas com estripulias e desencontros num picadeiro circense.

Filme "O Circo", de Charles Chaplin, na segunda-feira (Foto: Divulgação)

O projeto busca contribuir para a valorização histórica e cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul. A proposta acredita também na formação de público para arte, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da apreciação artística.

O Forqueta Cultural tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

PROGRAME-SE

05/08 - Sexta-Feira

19h30min - Ponto de Cultura Costurando Sonhos

Cinema com Pien: Ladrões de Bicicleta e degustação de pien

06/08 – Sábado

14h - Ponto de Cultura Costurando Sonhos

Visita Guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp

14h30 - Ponto de Cultura Costurando Sonhos

Cinema Infantil: Abominável

Criançada vai se divertir com a animação "Abominável" (Foto: Divulgação)

16h – Praça de Forqueta: Teatro na Praça

Rarley Davidson, com Odelta Simonetti

07/08 – Domingo

15h - Filó Comunitário – Capela Menino Deus

Grupo Felice Persone – Participação de Valdir Verona e os Violeiros da Serra Gaúcha

Valdir Verona e e os Violeiros da Serra Gaúcha (Foto: Divulgação)

08/08 – Segunda-feira

14h30min - Cinema na Escola – Escola Padre Vicente Bertoni - Comunidade de São Roque

O Circo, de Charles Chaplin