Caxias do Sul 29/03/2024

Atenta ao potencial do filão enogastronômico, vinícola da Serra agrega ao seu portfólio azeites de oliva

Produto proveniente de Andaluzia (Espanha) é a nova aposta de cooperativa de Bento Gonçalves
Produzido por redação, 27/07/2020 às 13:02:49
Atenta ao potencial do filão enogastronômico, vinícola da Serra agrega ao seu portfólio azeites de oliva
Pequenas Partilhas Notáveis Ibéricos está sendo comercializado em embalagem de 500ml
Foto: Eduardo Benini

Vinho e azeite de oliva não só combinam como integram a mesma linha da Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, denominada Pequenas Partilhas. Mais um item reforça esse elenco, já composto por quatro vinhos com variedades emblemáticas da América do Sul e azeite de oliva chileno. O novo membro da família é o azeite de oliva extra virgem espanhol Pequenas Partilhas Notáveis Ibéricos, na versão de 500ml, proveniente de Andaluzia (Espanha).

Para entender: os azeites de oliva extra virgem foram incorporados à linha Aurora Pequenas Partilhas, que, desde 2015, oferece aos consumidores quatro vinhos das variedades emblemáticas de países da América do Sul (Brasil - Cabernet Franc; Uruguai - Tannat; Chile - Carmenère; e Argentina - Malbec). Em 2017, esse portfólio ganhou o reforço com o azeite de oliva chileno Pequenas Partilhas Notáveis da América, do Vale do Maule. E, agora, de novo, com o Pequenas Partilhas Notáveis Ibéricos, elaborado em Sevilha, na região espanhola de Andaluzia, a maior produtora de azeites de oliva do mundo e que pertence à Denominação de Origem Estepa, a mais exigente do país.

O lançamento envolve um corte elaborado a partir das variedades de azeitonas Hojiblanca, Manzanilla e Picual, com acidez máxima de 0,2%. Os azeites de oliva extra virgem e os vinhos que compõem a linha Aurora Pequenas Partilhas são comercializados em todos os estados e no Distrito Federal, em grandes redes de supermercados e empórios, além do varejo da Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves.

Vinho e azeites, um mercado que harmoniza (foto: Silvana Toazza)

Vinho e azeite de oliva

Azeites e vinhos harmonizam desde o cultivo, já que as oliveiras e videiras gostam de terrenos montanhosos, solos pobres e drenados, possuem raízes profundas, são favorecidas na amplitude térmica (dias quentes e noites frias) e suas frutas são colhidas na mesma época do ano.

Os produtos também devem ser armazenados de forma parecida: em locais escuros e longe do calor. Assim como o vinho, os azeites estão diretamente atrelados à gastronomia e podem ficar melhores se bem harmonizados, realçando o sabor dos alimentos.

“O propósito da linha Aurora Pequenas Partilhas é oferecer aos consumidores experiências enogastronômicas. O azeite de oliva e o vinho estão intrinsecamente ligados à gastronomia e um ao outro. Por isso, em 2017, fomos até o Chile em busca de um produto leve, frutado e fácil de consumir. O azeite fez tanto sucesso que decidimos buscar um outro de perfil de produto, que encontramos na região de Andaluzia, na Espanha. O Pequenas Partilhas Notáveis Ibéricos é mais complexo, tem amargor e picância média. Agora, o consumidor vai poder ter esses dois perfis de azeite em casa, harmonizando de acordo com o tipo da comida”, explica Rosana Pasini, gerente de Importação e Exportação da Vinícola Aurora e sommelier de azeites de oliva.

O consumo de azeites de oliva extra virgem vem crescendo no Brasil, exigindo dos órgãos de fiscalização a intensificação no monitoramento de procedência e qualidade desses produtos. Esse movimento auxilia no desenvolvimento e na credibilidade do setor.

“Isso é ótimo. Favoreceu uma mudança no perfil dos consumidores, que agora possuem mais conhecimento e ficam atentos às especificações dos azeites de oliva. Além da questão da saudabilidade, que tem sido cada vez mais valorizada no ramo de alimentos e bebidas. As pessoas querem consumir produtos que façam bem à saúde, e o azeite de oliva é um ótimo aliado, assim como os vinhos, já que são ricos em polifenóis e vitaminas”, analisa a gerente.

Esse cenário fez com que a Vinícola Aurora visse o volume de vendas dos azeites de oliva Extra Virgem Pequenas Partilhas crescer 40,5% em 2019 frente a 2018:

“Com o lançamento da versão Ibérica, estamos com uma boa expectativa de crescimento para este ano”, celebra Rosana.