Caxias do Sul 28/03/2024

ATENÇÃO ESCRITORES: abertas as inscrições para o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul

Tradicional concurso chega à 56ª edição e premiará autores de textos inéditos e de obra literária
Produzido por redação, 11/03/2022 às 08:35:38
ATENÇÃO ESCRITORES: abertas as inscrições para o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul
Foto: Ricardov/Freeimages

O tradicional Concurso Anual Literário de Caxias do Sul está com as inscrições abertas de sua 56ª edição, de 15 de março até 18 de abril.

Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, diretamente no 4º andar, das 8h às 17h, mediante apresentação de comprovante vacinal contra covid-19. O participante também pode depositar na caixa de correspondências da Casa da Cultura Dr. Percy Vargas de Abreu e Lima ou enviar pelo correio.

Com o objetivo principal de revelar escritores da cidade, a categoria de textos inéditos, contos, crônicas e poesias, premia até três autores em cada gênero literário, atribuindo primeiro, segundo e terceiro lugares. Para participar, o interessado deve ter mais de 16 anos e residir em Caxias do Sul há, no mínimo, dois anos.

A inscrição acontece por gênero literário (conto, crônica ou poesia) e o inscrito deve apresentar três textos inéditos do gênero escolhido, digitados ou datilografados, entregues em três vias. Não há limite de inscrições, desde que observado o regulamento.

Os textos devem ser entregues em um envelope identificado com pseudônimo, e outro contendo a ficha de inscrição devidamente preenchida. A premiação dessa categoria consiste em troféu para os primeiros colocados de cada gênero, medalhas para segundos e terceiros colocados, certificado e exemplares da antologia dos textos, a ser lançada ainda este ano.

A categoria Obra Literária (Prêmio Vivita Cartier) tem como objetivo reconhecer e valorizar escritores que já tenham publicado pelo menos um livro. Podem concorrer obras de autores e editoras de Caxias do Sul, e dos demais municípios da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), valendo o critério de estar estabelecido há no mínimo dois anos na região.

Para ser premiada, a obra deve ter sido publicada no ano anterior e ser considerada literatura (romance, conto, crônica, poesia etc.). O vencedor recebe o troféu Vivita Cartier e a premiação no valor de 240 VRMs (Valor de Referência do Município), que equivalem a cerca de R$ 9.607,20, além de certificado.

A comissão examinadora do Concurso Anual Literário é formada por três pessoas de notório saber na área da literatura. A composição da comissão é diferente a cada ano e um dos integrantes é, obrigatoriamente, de fora de Caxias do Sul.

Essa regra, assim como as demais, está prevista na legislação que regula o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, a lei número 7.543, de 14 de dezembro de 2012 (disponível em www.camaracaxias.rs.gov.br/Leis/LO/LO-07543.pdf).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3214-5937 e (54) 3221-1118, pelo e-mail bibliotecapublica@caxias.rs.gov.br, ou no site

https://caxias.rs.gov.br/servicos/cultura/livro-e-leitura/concurso-anual-literario