Caxias do Sul 20/04/2024

As nuances visuais do preto e do branco no Campus 8 da UCS

Exposição “Fora da Cor” reúne obras de 44 artistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
Produzido por redação, 13/10/2021 às 15:15:48
As nuances visuais do preto e do branco no Campus 8 da UCS
Obra da artista plástica Sandra Gonçalves integra a mostra
Foto: DIVULGAÇÃO

A exposição "Fora da Cor - Exercício 4", que apresenta trabalhos de 44 artistas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chega à Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (Avenida Frederico Segala, 3099, bairro Samuara - RS 122, Km 69, Caxias do Sul) nesta quinta-feira, dia 14 de outubro.

Em comum, as obras apresentam a característica do uso do preto e do branco com variações de tons de cinza entre uma e outra cor.

Em diferentes linguagens e suportes, as telas revelam a poética de cada artista, enriquecendo a investigação no campo do conhecimento e da experimentação. "O que dá unidade à exposição é justamente a pouca cor e o diálogo entre as obras, esse é forte e chama a atenção para nichos dentro do espaço expositivo", explica a curadora da mostra, Ana Zavadil, que também é professora e mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Obra da artista Lucy Copstein (Foto: Divulgação)

A origem da proposta foi um desafio lançado em 2018 durante aulas ministradas por Zavadil para um grupo de estudos em Santa Maria, RS. O grupo, que se reunia a cada 15 dias, trabalhou com o intuito de criar usando somente as cores solicitadas.

A primeira exposição “Fora da Cor” ocorreu no Aberto Caminho de Artes, em Porto Alegre, em dezembro de 2018, com trabalhos de 12 artistas de Santa Maria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e capital. Em seguida, em 2019, uma nova proposta deu seguimento aos exercícios sem cor. A exposição “Fora da Cor – Exercício 2” ocorreu no Museu de Arte de Santa Maria, com 24 artistas.

A mostra cresceu em número de artistas, obras e em significados, trazendo à luz muitas produções emblemáticas e instigantes. Em 2020, alguns dias antes de começar o isolamento social devido à pandemia da Covid-19, abriu a exposição “Fora da Cor – Exercício 3”, no Museu Casa dos Rosa, em Canoas, com 31 artistas. Mas, por causa da pandemia, teve de ficar fechada grande parte do ano. Em 2021, ela ficou por quase seis meses em exposição no Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi, em comemoração ao aniversário de 30 anos da instituição.

Obra da artista Angela Plass (Foto: Divulgação)

Considerando o atual contexto, a exposição será aberta na noite de quinta-feira (dia 14) sem a presença de público. Poderá ser visitada a partir do dia 15 de outubro, das 8h às 22h30min, seguindo os protocolos de segurança e mediante agendamento pelo telefone (54) 3289-9000, com Rosiana Frizon. A partir do dia 18 de outubro, "Fora da Cor – Exercício 4" também poderá ser conferida, virtualmente, através do link

https://www.ucs.br/mostra-ucs-campus-8/

Obra da artista Heloísa Biasuz (Foto: Divulgação)

OS ARTISTAS

Alexandra Eckert, Andréa Bracher, Angela Plass, Beatriz Dagnese, Carmela Slavutzky, Clara Koppe, Cristie Boff, Cristina Luviza Battiston, Dani Remião, Denise Giacomoni, Edson Possamai, Esther Bianco, Felipe Ferla da Costa, Gelson Soares, Graça Craidy, Heloísa Biasuz, Juliana Feyh, Kika Costa, Leonardo Loureiro, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Lucy Copstein, Mara Galvani, Maria Paula Giocomini, Maril Rodrigues, Marina Ramos, Maristel Nascimento, Milene Gensas, Mônica Furtado, Myra Gonçalves, Nadiamara Paim, Neca Sparta, Odilza Michelon, Priscila Sabka Thomassen, Rosirene Mayer, Sandra Gonçalves, Sandra Lages, Selir Staliotto, Silvia Rodrigues, Sonia Loren, Sonia Rombaldi, Susan Mendes, Vera Reichert e Wischral.