Marcopolo e Randoncorp não são por acaso as maiores indústrias de Caxias do Sul. Por trás de histórias de mais de 70 anos (cada organização), estão investimentos massivos em inovação no mercado. Isso se percebe na prática. Isso as pesquisas atestam. A última brotou do ranking Campeãs da Inovação 2025, promovido pelo Grupo AMANHÃ em parceria com o IXL-Center, ligado ao Global Innovation Management Institute (GIMI).
Nesse levantamento, a Marcopolo conquistou o 1º lugar em Processos de Inovação no Sul do Brasil, reforçando posição de referência em transformação no setor de mobilidade e de transporte de passageiros. A empresa, no mesmo ranking, também figurou em 2º lugar entre as 10 companhias mais inovadoras do Rio Grande do Sul; em 3ª posição em Recursos, pela forma como direciona investimentos e talentos para inovação; e na 6ª colocação geral da região Sul, consolidando-se em competitividade no segmento.
"Esses resultados refletem a dedicação do nosso time em transformar ideias em soluções, reforçando nosso compromisso com a excelência operacional e a inovação como pilares estratégicos da companhia”, afirma João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.
A cultura de inovação da Marcopolo é impulsionada por uma jornada estruturada que integra pessoas, processos, parcerias e propósito. Ideias de colaboradores são transformadas em novos negócios, refletindo em reconhecimento e prêmios, e startups são conectadas a desafios reais da companhia.
Um dos principais frutos recentes dessa cultura inovadora é o Marcopolo NOMADE, primeiro motorhome integral 4x4 automático de fábrica no Brasil. O projeto foi uma das três ideias selecionadas entre 116 propostas e passou por um processo estruturado de aceleração, com estudos técnicos, pesquisas de mercado e validações com usuários.
Randoncorp aposta em tecnologia e inovação (foto: William Sigognini/Tazum)
O ranking Campeãs da Inovação 2025 traz também a Randoncorp entre as 10 empresas mais inovadoras do sul do país. A premiação ocorreu na quinta-feira (24/07), em Curitiba (PR). A holding ocupa a 10ª posição geral na lista das campeãs, que conta com 80 nomes.
O case vencedor desta edição foi a AT4T (Autonomous Technology For Transportation), um produto-conceito de tecnologia autônoma para movimentação em ambientes controlados e desenvolvido de forma exclusiva. O reconhecimento é resultado de dedicação em assuntos de inovação, transformação e pensamento de futuro. Somente em 2024, foram destinados 2% das receitas ao desenvolvimento de tecnologias avançadas. No mesmo ano, os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) superaram R$ 200 milhões.
Além disso, uma empresa integrante do ecossistema Randoncorp consta entre as 80 listadas. A DB, que foca em soluções em tecnologia e possui atuação no Brasil e no exterior, ocupa o 66º lugar no ranking.
Multinacional brasileira referência em tecnologia e soluções automotivas (está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo), a Randoncorp conta com mais de 50 operações ao redor do planeta, alcança mais de 125 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares. São cerca de 19 mil colaboradores.