Caxias do Sul 24/04/2024

As cores invadem os Eucaliptos em Bento Gonçalves

Ação do Projeto Kebrada Graffiti movimenta moradores do bairro da cidade serrana entre os dias 14 e 16 de janeiro
Produzido por redação, 10/01/2022 às 11:04:36
As cores invadem os Eucaliptos em Bento Gonçalves
A arte do graffiti promove inserção social e cultural nas comunidades da periferia
Foto: Bruna Ferreira

Qual a reação do público diante de um graffiti? Parte das respostas a essa pergunta será revelada em uma exposição fotográfica que integra o Projeto Kebrada Graffiti, que prevê a criação de graffitis no bairro Eucaliptos, de Bento Gonçalves, com o registro fotográfico da interação do público com essa manifestação da Cultura Hip Hop.

O material poderá ser conferido em numa exposição fotográfica com registros da fotógrafa Bruna Ferreira, que será mostrada aos moradores do bairro e, posteriormente, vai circular por diferentes espaços culturais. O encontro que dá partida a essas ações acontece de 14 a 16 de janeiro, em diversos locais do bairro. O projeto é concretizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

Concebido pela Nest Support, o Kebrada Graffiti contará com a participação do grafiteiro Wagner Wagz e terá sonorização do DJ Zion. Além de abrir espaço para o processo de criação artística, o encontro também visa proporcionar uma interação com uma comunidade periférica da cidade, produzindo outras referências de imagens para além dos tradicionais retratos ancorados nas belezas locais e na herança e tradição da colonização italiana na Serra.

Grafiteiro Wagner Wagz vai participar das atividades, com seu talento (Foto: Gabriel Vanini)

O Bairro Eucaliptos está localizado em região periférica, na Zona Leste de Bento Gonçalves, e tem registros de altos índices de violência, ficando sua população muitas vezes à margem das atividades culturais que ocorrem no município. Assim, o Kebrada Graffiti surge também como uma proposta de interação cultural e promoção de autoestima dos moradores da região – que serão protagonistas das fotografias -, afirmando os princípios de interação social e cidadania por meio da arte e da Cultura Hip Hop.

O encontro vai oferecer gratuitamente duas oficinas básicas de graffiti. Uma delas será destinada à comuniadade em geral e outra para artistas iniciantes na técnica. Na oficina voltada para a comunidade, os alunos farão um graffiti coletivo, em conjunto com o oficineiro, tendo assim um maior vínculo com o projeto. Essa oficina também será fotografada e poderá fazer parte da exposição.

Para o encontro de graffiti serão selecionados 10 artistas a partir de uma curadoria. Eles produzirão graffitis em locais previamente definidos e autorizados pelos moradores e também estarão em contato com a comunidade do bairro.

As exposições também deverão acontecer na Casa das Artes e Galeria do Sesc de Bento Gonçalves, levando imagens da periferia da cidade para a região central, ocupando também importantes espaços culturais.

Durante o Kebrada Graffiti ainda serão realizadas diversas ações com preocupações ecológicas e ambientais. Uma delas é a distribuição de 100 mudas de plantas preferencialmente nativas de porte pequeno e PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) plantadas em caixas de leite, que ganharão pintura de stencil com o logo do evento.