Caxias do Sul 08/05/2024

Arquivo Histórico de Caxias recebe a mostra "CAIXAS DE CLIO"

Trabalhos de Juventino Dal Bó e Marcos Vinícius Cruz podem ser visitados até o dia 31 de outubro
Produzido por redação, 08/09/2022 às 08:51:52
Arquivo Histórico de Caxias recebe a mostra
Dependências do Arquivo Histórico servem de cenário para abrigar as obras
Foto: Divulgação Arquivo Municipal

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami está promovendo a exposição "Caixas de Clio", de Juventino Dal Bó e Marcos Vinícius Cruz, formada a partir de obras já expostas em outros momentos. A mostra pode ser visitada no local (Av. Júlio de Castilhos, nº 318, bairro Lourdes, Caxias do Sul) de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Os artistas iniciaram a sua parceria na exposição "Viagens Manipuladas", em 2013, "Relicários de Amor e de Morte", em 2014, e "Talvez o Vento Saiba", em 2016. Juventino Dal Bó é historiador, museólogo e tem uma trajetória consolidada nas artes plásticas. Já Marcos Vinícius Cruz (já falecido) era músico - o blues e a MPB eram o seu mundo - e também aventurou-se no universo das artes plásticas.

Técnica Assemblage utilizada para gerar arte (Foto: Divulgação Arquivo Municipal)

Para a montagem das obras foi utilizada a técnica Assemblage - termo francês que descreve trabalhos baseados no conceito de que qualquer material pode ser incorporado, colado a uma obra de arte. É um processo artístico de composições tridimensionais ou bidimensionais, reunindo objetos encontrados nos lixos, nos sótãos, e porões de casas abandonadas ou não, e nas feiras e lojas de antiguidades.