Caxias do Sul 19/04/2024

Arquitetos Voluntários doam dois ambientes de descanso aos profissionais da saúde em hospital de Caxias do Sul

Ação do coletivo é voltada a criar “áreas de descompressão” para os envolvidos no enfrentamento ao coronavírus
Produzido por redação, 20/04/2020 às 14:58:03
Arquitetos Voluntários doam dois ambientes de descanso aos profissionais da saúde em hospital de Caxias do Sul
Projeto já está em execução e deve ser entregue até o final do mês
Foto: COLETIVO ARQUITETOS VOLUNTÁRIOS

Não há limite para a amplitude e o perfil das ações que podem ser feitas de forma voluntária quando a criatividade é pautada pela vontade de ajudar e de fazer a sua parte nesses tempos de luta coletiva mundial contra a pandemia do coronavírus. Foi pensando no bem estar físico, mental e emocional dos profissionais da saúde que se engajam diariamente na batalha por salvar vidas, que um grupo de arquitetos gaúchos formou um coletivo voltado a criar ambientes específicos para descanso e relax em hospitais da região Metropolitana de Porto Alegre e da Serra Gaúcha.

O coletivo Arquitetos Voluntários desenvolve sua primeira ação fora da Capital gaúcha tendo o Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, como foco, onde serão criados dois “ambientes de descompressão”, doados aos profissionais da saúde. O arquiteto Marcelo Minuscoli, mentor do projeto, contou com o envolvimento da arquiteta caxiense Adriane Karkow para arregimentar um grupo de profissionais caxienses que colocarão seus talentos na concretização da proposta.

Janete Dariva, Thaís Suzin, Tagir Fattori e Débora Mensch integram o grupo que se dedicará à construção, no Virvi Ramos, de duas salas de descanso com copa acoplada em dois ambientes de 18m² cada. As áreas serão revitalizadas, reformadas e construídas, de acordo com as especificações dos projetos.

A diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, ressalta a importância da ação voluntária do coletivo de arquitetos gaúchos: “Neste momento em que a maioria das empresas estão focadas em estruturar equipes, adquirir insumos e equipamentos e definir protocolos de atendimento, parabenizo o grupo de arquitetos voluntários pela iniciativa, pois, no cenário atual, não teríamos condições de investir em um ambiente assim, diferenciado, com um olhar de profissionais especializados, que certamente trará muito conforto e valorizará o espaço de descanso de nossos colaboradores que estão na linha de frente para atender pacientes acometidos pela Covid-19. Tenho convicção de que essas novas salas irão propiciar um ambiente mais leve e alegre em meio a tantas demandas que estão por vir.”

As obras já estão em andamento e a previsão é de que as duas salas estejam prontas para uso no final da próxima semana.

O coletivo Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil Covid-19 tem como idealizadora e diretora a arquiteta Daniela Giffoni, e é composto pelos mentores e arquitetos Aline Fuhrmeister, Bianca Russo, Dani Giffoni, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman e Marcelo Minuscoli. O objetivo que norteia suas ações é oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida para aqueles que estão trabalhando no combate à Covid-19.