Caxias do Sul 18/04/2024

Alunos de escola municipal produzem e lançam gibi

Ação integra o Projeto Nossa Escola Tem História, desenvolvido na Escola Municipal Carlin Fabris
Produzido por redação, 11/05/2022 às 13:00:54
Alunos de escola municipal produzem e lançam gibi
Foto: DIVULGAÇÃO

Nesta quinta-feira (dia 12), às 10h, na Escola Municipal Carlin Fabris, em Conceição da Linha Feijó, o projeto Nossa Escola Tem História concretiza o gibi produzido pelos alunos que atuaram na primeira escola em que o projeto foi realizado, em 2021.

Na Escola Municipal Carlin Fabris o projeto mobilizou alunos do 5º ao 9º ano. As atividades incluíram o levantamento de informações sobre a personalidade que dá nome à escola e suas histórias para a produção textual. Também foi realizada oficina de ilustração em histórias em quadrinhos para criar as tramas ilustradas no gibi que eles mesmos produziram.

Além disso, os estudantes também participaram de uma oficina de produção textual para a criação dos conteúdos da publicação. Essas atividades foram coordenadas pela historiadora Ana Paula Almeida, pelo ilustrador Ernani Carraro e pelo jornalista Régis Vargas.

Assim, com a entrega do gibi para a comunidade escolar, o projeto Nossa Escola Tem História aposta no caráter lúdico e de apelo que o formato gibi exerce junto ao público jovem, valorizando e reconhecendo a história e a personalidade da pessoa que dá nome à escola. A proposta também deixa um legado às novas gerações sobre as figuras homenageadas pela escola, incentivando a interação comunitária e propondo uma reflexão sobre aspectos da história da Escola Municipal Carlin Fabris, suas peculiaridades e contextos.

Atualmente, o projeto Nossa Escola Tem História está sendo realizado com estudantes da Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes. A historiadora Ana Paula Almeida já ministrou oficina sobre Fontes Históricas e o jornalista Régis Vargas está trabalhando atividades de Criação Textual e Ortografia. Na sequência, virão os encontros com o ilustrador Ernani Carraro para dar forma e cor aos conteúdos já trabalhados, gerando a publicação de um novo gibi educativo e cultural.

O projeto Nossa Escola Tem História tem produção cultural da Lynch Gestão Cultural e é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal, com apoio cultural da Racon Consórcios.