Caxias do Sul 02/05/2024

A importância das abelhas e da leitura é tema de projeto levado às escolas públicas de Caxias do Sul

"O Desfile das Abelhinhas" utiliza livro infantil como ferramenta pedagógica para as crianças
Produzido por redação, 06/09/2023 às 15:17:05
A importância das abelhas e da leitura é tema de projeto levado às escolas públicas de Caxias do Sul
Atriz Cassiane Boff entra em cena caracterizada de abelha
Foto: Marcelo Pedroso/Divulgação

A escritora Ana Lúcia Schmidt, autora do livro infantil "O Desfile das Abelhinhas", está circulando por escolas públicas de Caxias do Sul para mostrar a importância desses insetos na preservação ambiental.

O projeto, que vai contemplar mais de 1,2 mil crianças em fase de alfabetização até o fim de outubro, utiliza a contação de histórias como ferramenta pedagógica, além de ensinar como funciona o processo de polinização por meio de um aparelho lúdico interativo.

Em agosto, a equipe do projeto passou pelas escolas municipais Padre João Schiavo, em Fazenda Souza, Helen Keller, Santa Lúcia e Catulo da Paixão Cearense. Na quarta-feira, dia 6 de setembro, foi a vez do Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza receber "O Desfile das Abelhinhas".

na próxima semana a circulação passará pelas escolas Renato João Cesa, no bairro São Caetano (dia 11), Nova Esperança, no Charqueadas (dia 13), e Giuseppe Garibaldi, no Cristo Redentor (dia 14) - esta última, integrando a programação do 23º Caxias em Cena.

As sessões são restritas aos estudantes. No total, serão visitadas 10 escolas para contação de histórias, além de quatro sessões de autógrafos em feiras do livro. A contação de histórias é feita pela atriz Cassiane Boff, que entra em cena caracterizada de abelha. O figurino, assinado por Eliane Zardo.

Além da contação de histórias e da interação com o aparelho lúdico, as escolas que participam da circulação recebem exemplares do livro "O Desfile das Abelhinhas" como presente para o acervo de suas bibliotecas. As demais escolas municipais de Caxias do Sul também receberam exemplares para suas bibliotecas. O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura.