Caxias do Sul 19/04/2024

A história dos Capuchinhos revista pelas aquarelas de Antonio Giacomin

Exposição “Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas” inaugura no dia 23 de março no MusCap, em Caxias do Sul
Produzido por redação, 19/03/2022 às 07:37:07
A história dos Capuchinhos revista pelas aquarelas de Antonio Giacomin
Aquarelista Antonio Giacomin debruça seu olhar artístico sobre o acervo histórico dos Capuchinhos
Foto: Alessandra Muraro

O desafio de recriar e colorir personagens, cenários e ambientes para um conjunto de fotografias históricas inspirou o artista plástico caxiense Antonio Giacomin a assinar a exposição “Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas”, que inaugura na próxima quarta-feira, dia 23 de março, no Museu dos Capuchinhos (MusCap), em Caxias do Sul.

As 50 telas que compõem a mostra integram o projeto “Preservação da Coleção de Álbuns de Fotografias do Museu dos Capuchinhos”, composta também por 20 álbuns fotográficos que passaram por processo de conservação e restauro e integram a Coleção de Fotografias do MusCap.

As aquarelas que Giacomin expõe no MusCap reconstituem boa parte da história da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, graças também à riqueza do Acervo Documental do Museu dos Capuchinhos. Sob o olhar lúdico e sensível do artista, os costumes, as vestimentas e o cotidiano dos frades ganharam novas impressões e peculiaridades, sugerindo um olhar ainda mais atento para as imagens retratadas, em sua maioria em preto e branco, muitos anos atrás. A exposição tem curadoria de Susiele Alves Ramos.

Qualidade das aquarelas de Giacomin tem reconhecimento internacional (Foto: Alessandra Muraro)

O “Projeto Preservação da Coleção de Álbuns de Fotografias do Museu dos Capuchinhos” surgiu da necessidade de conservar e proporcionar acesso a 20 álbuns fotográficos do Acervo Documental do Museu dos Capuchinhos. Aprovado pela LIC, Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/RS, com apoio cultural das Empresas Randon e da Tua Rádio São Francisco e Mais Nova.

O trabalho foi executado entre março e junho de 2019, e os profissionais envolvidos realizaram a conservação, restauração, digitalização e catalogação de 20 álbuns fotográficos e um total de 1800 fotografias.

SOBRE O ARTISTA

Antonio Giacomin é artista visual nascido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, com uma trajetória de 42 anos no universo da pintura. Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos principais nomes na produção de aquarelas, já teve trabalhos expostos em mostras e eventos em diversos países do mundo.

Em 2007, lançou o livro "Poesias em Aquarela", um inventário de imagens temáticas resultantes de viagens empreendidas por várias regiões do Rio Grande do Sul. Em 2012, em parceria com o jornalista Nivaldo Pereira, lançou o livro "Jeitos de Ser Brasil", no qual registraram aspectos da cultura brasileira.

Em 2014, em parceria com o jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst, lançou a obra "Serra Gaúcha: O Passado Presente". Em 2015, também em parceria com Marcos Fernando Kirst, lançou o livro "Insetolândia – Uma Viagem Ao Redor do Quintal".

Em maio de 2019, lançou a obra (livro e exposição) "Ilustrações da Vida Cores da Infância", com suas memórias do tempo de criança.

Serviço:

O quê: Exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas, de Antonio Giacomin

Quando: de 24 de março a 27 de maio - de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Agendamento para grupos e visitas em horários especiais pelo e-mail educativo@muscap.org.br ou pelo telefone (54) 3220 9565

Onde: Museu dos Capuchinhos - MusCap (Rua General Mallet, 33A, bairro Rio Branco - Caxias do Sul)

Quanto: entrada gratuita