Caxias do Sul 28/04/2024

A figura do “Clown” retorna às telas de Sergio Lopes

Artista plástico caxiense resgata o personagem como protagonista de sua próxima exposição, que abre nesta quinta-feira, 6 de outubro
Produzido por redação, 04/10/2022 às 08:09:16
A figura do “Clown” retorna às telas de Sergio Lopes
Artista retoma nas telas figura emblemática em suas obras, em mostra na Galeria G. I.
Foto: Bruno Zulian

O designer e artista plástico caxiense Sergio Lopes traz novamente à cena cultural os Clowns (traduzido do inglês: “palhaço”), protagonistas de sua obra que iniciou com um projeto há 20 anos. Em meio a outros grandes trabalhos, o artista resgata em seu repertório um dos temas que mais lhe trouxe encantamento.

O personagem já faz parte do portfólio de pinturas de Lopes, mas, dessa vez, o apresentará de forma mais pictórica. A mostra e o coquetel de apresentação, agendados para esta quinta-feira, dia 6 de outubro, das 20h às 22h, terão como anfitriões os colecionadores José Antônio Fernandes Martins e de Hieldis Severo Martins, em evento que ocupará a Galeria G.I, dirigida por Gisele Paim Baggio Zampieri, localizada na Rua Tronca, 2139, sala 1, bairro Exposição, em Caxias do Sul. A visitação, no mesmo local, permanecerá aberta ao público até o dia 28 de outubro.

Exposição é composta por 20 telas produzidas na técnica em acrílico (Foto: Bruno Zulian)

O vernissage exibirá 20 telas em dimensões de 1,60 por 1,40 metros, em que Sergio Lopes se vale da técnica em acrílico. O trabalho rendeu a ele um expressivo reconhecimento. Depois de vários anos apresentando obras sobre a temática, ele acreditava que já havia mostrado o suficiente. “Pinto palhaços porque eles são uma analogia ao ser humano e suas experiências de vida. Afinal, demonstram verdadeiramente os sentimentos. Este ano, diversas situações me colocaram novamente frente a esses palhaços e, embora relutante no início, acreditei que poderia ser o momento de resgatar”, enfatiza o artista.

A exposição comemorativa de 20 anos de Clown conta com patrocínio da Exacta Engenharia e apoio de José Antônio Fernandes Martins e de Hieldis Severo Martins.