Caxias do Sul 19/04/2024

A consequência dos alimentos à flor da pele

Dermatologista caxiense lança na Feira do Livro, nesta sexta-feira, um guia de orientações para portadores de psoríase
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 02/12/2021 às 08:05:23
A consequência dos alimentos à flor da pele
Dermatologista caxiense Moira Festugato lança livro nesta sexta-feira, às 17h, na Feira do Livro de Caxias do Sul
Foto: Liliane Giordano

Por Marcos Fernando Kirst

A relevância da nutrição, dos hábitos alimentares e dos estilos de vida advindos de tradições sociais e culturais sobre a saúde geral e, em particular, a influência das escolhas na alimentação sobre o desenvolvimento da psoríase (doença crônica da pele) são, por si só, assuntos instigantes e atuais. É nessa esteira que a dermatologista caxiense Moira Festugato leva ao público, durante a Feira do Livro de Caxias do Sul, seu livro “Psoríase, o Que Não Comer e o Que Comer”.

Relacionando esses dois temas importantes na saúde pública – alimentação e psoríase –, Moira apresenta um texto inovador, alternando uma narrativa científica (em que procura facilitar a compreensão de complexos mecanismos bioquímicos e patogênicos através de comparações e analogias) com descrições afetivas de suas interações com pacientes e familiares. Na obra, a autora destaca seções de diálogos com a nutricionista Odete Beatriz Turella, ampliando o espectro de informações úteis ao público em geral, não se restringindo, em interesse, somente às pessoas portadoras de psoríase.

“Escrever com agradável fluidez, diversificando os focos temporariamente, sem perder a nitidez necessária aos objetivos, revela-nos uma médica dermatologista escritora. Leitores em geral, pacientes, e médicos possuem em mãos uma obra que deve estimular reflexões e novas decisões”, analisa o médico gaúcho e professor de Dermatologia Renan Rangel Bonamigo, com atuação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O estímulo para produzir a obra surgiu a partir de um profundo estudo que a médica desenvolveu ao longo de alguns anos, aplicando dezenas de questionários aos seus pacientes, portadores de psoríase. “Detectei que era comum aplicar o tratamento adequado aos pacientes e, mesmo assim, não identificar uma melhora esperada. Por meio dos questionários, foi fácil identificar que a raiz do problema residia nos hábitos de vida e alimentares daquelas pessoas, sendo um dos principais vilões representado pelo consumo de alimentos termogênicos”, explica Moira. A partir dessa compreensão, a mudança dos hábitos alimentares, aliada ao tratamento médico, passou a resultar na evidente melhora dos pacientes portadores da doença.

Obra será comercializada a R$ 32 durante a Feira

Tudo isso é narrado em detalhes e de maneira dinâmica, informativa e literária aos leitores na obra, que terá sessão de autógrafos no dia 3 de dezembro (sexta-feira), às 17h, no Espaço 2 da Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri. O livro, produzido pela Calíope Comunicação, Marketing e Publicações e impresso pela Editora São Miguel (164 páginas), estará sendo vendido na barraca da Livraria do Maneco a R$ 32 durante a Feira, já com o desconto de 20%.