Caxias do Sul 08/01/2026

Sim. Seguir. Superar

A escolha pelo Sim é a escolha de Seguir e Superar
Produzido por Carla Todeschini Sasso, 20/12/2025 às 16:03:06
Carla Todeschini Sasso é terapeuta holística
Foto: Vane Perosso/Divulgação

De modo natural ou forçado, o “sim” pode surgir como uma oportunidade de resposta ou decisão, a partir de um fato novo ou até recorrente, de um acontecimento que surpreenda ou de algo que se espera, que se quer ou não, mas que vem, marca, mexe e transforma.

Vem por uma fórmula estranha, de alguma forma desconhecida; vem como surpresa grata ou ingrata, numa situação própria ou envolvendo algo ou alguém. Isso vem do exterior, mas ativa e provoca uma bagunça interior. Vem por uma notícia que pode nos fazer travar, tremer, frear, remoer, gerar medo ou mudança; vem e provoca um agir, motiva uma ansiedade ou uma preocupação; vem impedir, vem bloquear, vem dar fim, vem provocar a perda do entusiasmo; vem para fechar ou abrir caminhos e, por vezes, buscar um desvio de rota ou um atalho, como alternativa para seguir e superar.

Pelo aspecto existencial humano, olhamos para uma criança e percebemos seu rápido crescimento, numa expressão de: “como ela cresceu bastante”. Olhamos para um jovem e a expressão é dizer: “já se parece um adulto”. Quando olhamos para uma pessoa de mais idade, dizemos: “como envelheceu”. Assim, em reações espontâneas, mas que também podemos dizer que uma criança sempre será uma criança, que um jovem será sempre jovem, numa linda revelação e potencial transformação, e que os mais velhinhos são sempre exemplo e que nunca envelhecem.

Então, nesse contexto de ser criança, jovem ou adulto, passamos por fases que refletem nossa trajetória que se chama de vida, e vida que segue: por tudo na história do que já fomos, pelo mais importante do que assim somos e pela expectativa e desejos do que seremos.

Hoje, agora, está o tempo presente e a oportunidade de viver e conviver, de escolher e agir, para que sejamos assertivos e vitoriosos. Nesse caminhar, o cuidado e o preparo são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados, de lutarmos pelo sim, pela confirmação e pela superação de resultado.

Ainda assim, as contrariedades e dificuldades caem de paraquedas: caem por fraquezas, por doenças ou acidentes, por derrotas ou perdas de entes queridos, por catástrofes e violências. Elas chegam como uma explosão ou como um raio, e tudo parece arruinar.

No meu testemunho, vi meu pai ter de amputar um membro do corpo, uma de suas pernas; vi em minha irmã um aneurisma e necessidade de cirurgia às pressas. O mundo querendo me dizer “não”, mas fui eu quem disse “não” ao mundo, para junto ao meu pai e à minha irmã ficar. Dei meu “sim” e os acompanhei nas suas dificuldades, que também eram minhas, pois ali estavam meu pai e minha irmã e toda a minha família.

Por surpresas, alguns amigos muito me apoiaram, alimentando o poder de superação, dizendo para seguir e que a cada dia seria uma nova vitória. E mesmo diante das adversidades, eu poderia transmitir confiança e confiar na medicina, confiar no poder da superação, e isso meu pai e minha irmã demonstraram e muito me orgulho pelos esforços de todos.

A eles, a mim e a todas as pessoas que passam por qualquer situação de dificuldade, deixo como reflexão o hoje como motivo para o sim; como exemplo de motivo e coragem para seguir cada passo, cada respiração, cada gesto e cada pensamento; e para fazer de cada momento uma superação, de cada situação uma oportunidade para continuar com força, preparo, fé e coragem. Assim, escolhemos o sim que faz brilhar, que faz sonhar, que fortalece o seguir pelo bem e para viver melhor, e a tudo se permita superar.

Carla Todeschini Sasso é terapeuta holística, com atuação em Nova Bassano, na Serra Gaúcha.

Leia outro texto da autora AQUI