Caxias do Sul 30/04/2025

Redação sobre os 150 anos de imigração

O sonho de João Pedro, que quer ir até a Itália aprender a ser pizzaiolo
Produzido por Paulo Damin, 05/04/2025 às 09:04:27
Paulo Damin é escritor, professor e tradutor em Caxias do Sul
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Bom, meu nome é João Pedro e vou contar a história do sonho que eu sempre tive e ainda tenho.

Bom, eu sou oriundo do município de Arvorezinha, terra da erva-mate e do melhor chimarrão, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Lá tem uma fábrica, uma ferragem, agriculturas e animais. Onde as pessoas gostam muito de trabalhar. Eu não gosto muito de trabalhar, mas porque é preciso.

Ademais, eu trabalho entregando compras de mercado para as mulheres que compram no supermercado. Meu professor corrigiu meu texto, perguntou por que eu só entrego as compras para as mulheres. Resposta: porque os homens não pedem para eu entregar as compras para eles.

Eu sou o ajudante do colega Márnon, que tem carteira de motorista e dirige a fiorino. Mas agora sim eu contarei a história do meu sonho.

Bom, no nosso município de Arvorezinha somos descendentes de italianos que vieram da Itália. Eram pessoas muito pobres que fizeram roça e a maioria continua fazendo roça mesmo depois que ficaram ricos.

Bom, meu sonho é ir para a Itália conhecer. Eu quero aprender a fazer pizza certo e montar uma pizzaria onde eu serei o pizzaiolo. Eu gosto muito de pizza porque é um alimento fácil. Os ingredientes são: farinha, molho, queijo e forno.

Para ir para a Itália custa caro porque não dá para ir de ônibus. Se desse para ir de ônibus era caro também. Uma vez eu fui com meu tio que dirige caminhão até o município de Chapecó, terra do repolho, no estado brasileiro de Santa Catarina. O meu tio explicou que é caro ir para lá porque a gasolina está um absurdo. Então imagina ir do nosso município de Arvorezinha até a Itália, onde não é um município, mas um país. Para ir para a Itália é preciso atravessar o oceano Atlântico, que é comprido, mas não tem ponte nem balsa. É preciso ir de avião, que tem que pegar no aeroporto, que não tem em Arvorezinha, por enquanto.

Bom, esse é o sonho que eu tenho.

Paulo Damin é escritor, professor e tradutor em Caxias do Sul.

Do mesmo autor, leia outro texto AQUI