Caxias do Sul 07/05/2025

O sonho da casa própria está mais próximo de ser concretizado

Linhas de financiamento específicas e taxas de juros atrativas são os principais impulsionadores dessa realidade
Produzido por Eduardo Spier, 25/09/2020 às 17:12:39
Foto: Sérgio Nogueira

Apesar da crise econômica provocada pela pandemia, o mercado imobiliário começou a dar sinais de retomada, registrando um aumento pela procura de ofertas no segundo trimestre de 2020. Linhas de financiamento específicas e taxas de juros atrativas são os principais impulsionadores dessa realidade, permitindo que o sonho da casa própria possa estar mais próximo do que se imagina.

Comprometida em oferecer as melhores experiências, a Sicredi Pioneira RS está disponibilizando aos nossos associados do segmento Pessoa Física o crédito imobiliário, uma linha de financiamento com recursos provenientes do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), mas que conta com os diferenciais da cooperativa para aquisição de imóvel residencial urbano novo ou usado, em condições de financiamento de até 90% do valor.

A celeridade para liberação da análise de crédito, que já é considerada referência no mercado, é um dos benefícios que pode tornar o negócio muito mais atrativo. O período de retorno ao associado pode chegar a 20 dias úteis, a partir do suporte de uma equipe especializada, estruturada para atender essa atividade.

O contato é feito diretamente com o associado interessado em contratar o crédito, quando são verificadas todas as informações a respeito da documentação de FGTS, do vendedor ou do imóvel, prazos e orientações sobre a formalização do processo. Tudo para garantir a maior transparência e confiabilidade no decorrer do processo.

Outras vantagens consistem na taxa de juros competitiva de 7,25% ao ano e o parcelamento em até 360 meses (trinta anos) com prestações decrescentes, bem como a possibilidade de amortizações e liquidação antecipada do financiamento.

Os imóveis podem ser mistos, uma vez que não necessitam ser construídos totalmente em alvenaria, sendo que o associado pode utilizar o FGTS para aquisição da residência, amortização ou liquidação do contrato, seguindo os critérios do SFH. Entretanto, a casa ou apartamento em questão precisam possuir o Habite-se – certidão expedida pela prefeitura municipal atestando que o imóvel está pronto para ser habitado e foi construído, ou reformado, conforme as exigências legais estabelecidas – averbado em matrícula.

Percebemos que costuma ser comum a opção pelo financiamento, pois as prestações mensais de pagamento de um imóvel próprio podem se equiparar ou serem até inferiores ao aluguel. O crédito imobiliário permite a realização de um sonho, a conquista de ter o seu lugar para morar. A Sicredi Pioneira RS também não descarta a possibilidade de estendê-lo ao setor da construção, para o qual estamos desenvolvendo um projeto-piloto ainda em fase de avaliações.

Esses movimentos fazem parte do propósito da cooperativa de que “juntos construímos comunidades melhores”, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos 21 municípios da área de abrangência e prestando serviços que atendam às necessidades dos cerca de 160 mil associados. Associados esses que são mais que clientes, mas cooperados, donos e peças integrantes do negócio, iniciado há 117 anos, sendo a instituição financeira cooperativa privada mais antiga em funcionamento no Brasil e a primeira cooperativa de crédito da América Latina.

* Eduardo Spier é diretor de Operações da Sicredi Pioneira RS