Caxias do Sul 29/06/2022

O crescimento das microfranquias no Brasil

Modalidade é opção para quem tem dinheiro para investir, mas não pode gastar muito
Produzido por Renato Alves, 26/05/2021 às 08:45:27
Foto: ARQUIVO PESSOAL

O setor de franquias sempre foi um bom campo para investimentos de empresários, empreendedores e microempreendedores no Brasil. Entretanto, durante o último ano, por conta da pandemia de Covid-19, o setor teve dificuldades de crescimento.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi registrada uma queda de -6,9% no faturamento do terceiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019. Em 2021, as franquias tentam recuperar o fôlego e, dentro do setor, temos microfranquias, que estão crescendo cada vez mais.

Uma microfranquia exige um investimento inferior ao de uma franquia e, de acordo com o Sebrae, elas são avaliadas em até R$ 80 mil. Por demandar um aporte menor, as microfranquias foram boas opções de investimento para quem tem dinheiro para investir, mas não pode gastar muito. O retorno financeiro também é animador, pois, mesmo com um patrimônio menor, nada impede que uma microfranquia tenha um faturamento superior ao de uma franquia.

Ainda segundo a ABF, entre 2013 e 2016, a abertura de novas microfranquias cresceu 45% e seus principais investidores são jovens de 26 a 35 anos. O aumento repentino pode ser explicado também pelo baixo risco de investimento: algumas microfranquias têm o custo inicial menor que R$ 2 mil.

No último ano, elas também se tornaram uma alternativa para o alto desemprego do país, pois, além do baixo custo para investir, opções não faltam. Existem negócios de diversos segmentos e o microempresário pode escolher o que mais se identifica e pode ser rentável para ele. A facilidade de trabalho também é atrativa: hoje existem microfranquias totalmente online, possibilitando que todos os franqueados trabalhem apenas em casa.

Outra vantagem para os franqueados são os treinamentos e suporte que as microfranquias oferecem, pois você descobre quais são seus pontos fortes no trabalho, não precisa se preocupar em abrir firma e toda a parte burocrática de documentação e impostos.

Com certeza, o ramo das microfranquias terá um amplo espaço este ano na feira ABF Franchising, que acontecerá no Expo Center Norte, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro. Com tantas inovações no setor, estou ansioso para acompanhar o que vem pela frente.

Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.