Caxias do Sul 18/08/2022

Novo aeroporto de Caxias do Sul: horizonte de oportunidades

Empreendimento configura o maior investimento da aviação regional do Brasil na atualidade
Produzido por Jared Jost, 21/05/2021 às 12:06:21
Foto: DIVULGAÇÃO

Certamente o investimento autorizado pelo governo federal deverá trazer grandes benefícios para o município e região. Nos dias de hoje, a ligação rápida com grandes centros é de vital importância para os vários setores da sociedade.

A instalação de um novo aeroporto em Caxias do Sul proporcionará, portanto, abertura de novas e maiores possibilidades, em prol da Serra Gaúcha. A operação do aeroporto necessita de vários profissionais do setor aéreo, e estar preparado para este acontecimento poderá representar oportunidade de ingresso nesse mercado de trabalho.

Localizado no distrito de Vila Oliva, o projeto do novo aeroporto, amplamente estudado para sua execução, encontra-se em área adequada para as atuais exigências dos órgãos de aviação internacionais. Deverá permitir maior capacidade de operação de aeronaves, devido a uma pista de pouso e decolagens maior que a do atual aeroporto, meteorologia favorável e ausência de fatores limitantes, como emissão de ruído após determinados horários.

A operação aeroportuária é composta por vários setores, tais como: gerenciamento de tráfego aéreo, pilotagem de aeronaves, planejamento de voos, logística de cargas etc. Podendo possuir movimento máximo aproximado de 1 milhão de passageiros por ano, espera-se uma demanda de pessoal habilitado para trabalhar no novo aeroporto. O elevado nível de segurança atribuído à aviação inclui a formação exigida para capacitar quem deseja trabalhar nesse meio.

Sendo esse o maior investimento da aviação regional do Brasil na atualidade, é motivo de grande satisfação para a região, e, também, reconhecimento de sua importância e relevância na integração nacional. Caso as estimativas do Ministério da Infraestrutura se cumpram, tendo início das obras em 2022, o aeroporto ficará pronto em 2026. Assim sendo, aos interessados em trabalhar na área, existe a disponibilidade de tempo para buscar a qualificação necessária. Por isso é importante iniciar o planejamento e a preparação essenciais à realização dos objetivos.

Através do Centro Universitário Uniftec, instituição de ensino superior qualificada pelo Ministério da Educação (MEC), a região de Caxias do Sul conta com curso de graduação destinado a preparar profissionais que almejam o setor da aviação civil. O curso de Ciências Aeronáuticas possui duração de seis semestres e aborda áreas de gestão de aviação civil e pilotagem de aeronaves.

Jared Jost é piloto comercial, instrutor de voo e professor do curso de graduação em Ciências Aeronáuticas do Centro Universitário Uniftec.