Caxias do Sul 15/10/2025

Médicos, o olhar humano para a saúde

Dia dedicado à categoria, em 18 de outubro, convida a uma reflexão sobre os valores que regem a atividade
Produzido por Fábio Cunha de Andrade, 14/10/2025 às 08:25:55
Fábio Cunha de Andrade é médico, presidente da Unicred Integração
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Nos últimos anos, especialmente a área da Saúde vem passando por grandes transformações, a partir da introdução de novas tecnologias, de pesquisas e inovações.

Assim como em outros setores da sociedade, passamos a agregar a Inteligência Artificial, a robótica e outros sofisticados equipamentos capazes de detectar com precisão antes inimaginável o menor sinal de doenças, para proteger a vida. Tornou-se possível rastrear com exatidão minúsculas alterações em células e tecidos.

Mas nada disso seria possível sem o olhar humano, sem a inquietude daqueles que se dedicam à vida, que estudam para descobrir tratamentos e que buscam todos os dias proporcionar bem-estar às pessoas, na maior parte das vezes, em seus momentos de maior fragilidade. São os profissionais médicos que olham nos olhos, abraçam, acolhem e usam todo o conhecimento e todos os recursos de que dispõem pela saúde.

A tecnologia seguirá se desenvolvendo e avançamos ainda mais na detecção precoce de doenças. Os exames já podem ser armazenados em nuvem e ficaram mais acessíveis a profissionais e a pacientes. Outro exemplo são as cirurgias robóticas, cada vez mais frequentes e que vêm tornando alguns tipos de procedimentos cada vez menos invasivos, mais seguros e rápidos, o que facilita a recuperação dos pacientes.

A IA na Medicina colabora na análise de exames, ajudando na interpretação dos dados clínicos em larga escala, entre outras possibilidades. E o médico pode se apropriar de toda essa ciência com seu olhar mais humano e levar esperança, apontar alternativas, escutar os pacientes e traduzir em palavras simples o que para a grande maioria deles pode ser complexo e distante da realidade.

Em nossa história como cooperativa de crédito que nasceu entre médicos, sabemos bem a respeito da importância de todos esses recursos e procuramos apoiar iniciativas e investimentos para a modernização nos atendimentos em consultórios e clínicas. Afinal, contribuir com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades está entre os valores fundamentais e pilares do sistema cooperativo. Inclusive na saúde, que é nosso DNA. Para nós, é uma honra cuidar daqueles que cuidam das pessoas.

No Dia do Médico, celebrado neste 18 de outubro – e em todos os outros dias do calendário, porque assim é a Medicina –, queremos estar juntos no reconhecimento e na valorização daqueles que se dedicam à saúde, uma condição para que possamos viver plenos e felizes.

Fábio Cunha de Andrade é médico, presidente da Unicred Integração.