Caxias do Sul 03/05/2024

Formar líderes para manter a Serra Gaúcha em evidência

Ao longo das sete décadas de atuação em Caxias do Sul, Marcopolo projeta futuro baseado em inovações tecnológicas, novos modais e foco na expertise de colaboradores para o crescimento contínuo
Produzido por James Bellini, 27/03/2023 às 07:48:24
James Bellini é CEO da Marcopolo
Foto: José Zignani

Recentemente, a consultoria Urban Systems apresentou a edição 2022 do ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios (confira AQUI) e Caxias do Sul lidera a lista como a melhor cidade para o setor industrial. O levantamento leva em consideração indicadores do cenário econômico local, além de avaliar fatores que representam a evolução do mercado, como geração de empregos, infraestrutura e logística.

Para a Marcopolo, é motivo de orgulho estar inserida em uma cidade com tanta representatividade para a economia. Quando olhamos para o passado, compreendemos o quanto a Serra Gaúcha foi, e ainda é, responsável pelo crescimento nacional e mundial da Marcopolo.

Podemos afirmar que estar inserido em uma região com tanta representatividade para a indústria nacional nos motiva a atuar sempre em busca das melhores soluções para o mercado. Investimos de forma contínua no desenvolvimento de inovações e soluções estratégicas que podem contribuir com o futuro da mobilidade.

Foi com essa estratégia que passamos pelo cenário pandêmico, com foco no futuro dos negócios. Atuamos ativamente na busca por melhores soluções para a mobilidade, com inovações, contratações e treinamento de novos profissionais, além de programas internos de valorização de colaboradores.

Em 2022, lançamos o Attivi, primeiro ônibus elétrico integral da Marcopolo – com carroceria e chassi próprios – e os primeiros modelos já estão produção. Esse é um trabalho que reforça o pioneirismo da indústria de Caxias do Sul, esse é um conceito inovador para o transporte coletivo urbano e que é desenvolvido totalmente no Brasil, com a priorização de fornecedores nacionais. Dessa maneira, contribuímos com o desenvolvimento da indústria brasileira.

Esse é um dos exemplos que nos ajudaram a transformar o ano de 2022 em um período histórico para a companhia. No último ano, nossa produção consolidada foi de 14.725 unidades e geramos 3.000 novos empregos.

Com isso, entramos em 2023 andando a passos largos e precisos, mas sempre atentos às mudanças e demandas mercadológicas, sem deixar de apostar no desenvolvimento de profissionais. Dessa forma, entendemos que podemos ajudar a manter a Serra Gaúcha entre as maiores regiões para negócios do país.

Como CEO da Marcopolo e caxiense, reitero que desbravamos horizontes internacionais, mas não deixamos nunca de mencionar nossas origens, afinal, Caxias do Sul é reconhecida mundialmente como nossa sede e muitos de nossos profissionais são cidadãos nascidos na Serra Gaúcha, um polo metalmecânico fundamental para a indústria automotiva brasileira. O orgulho caxiense está em nossas iniciativas diárias e estratégias que reforçam a Marcopolo como uma das principais marcas da cidade.

James Bellini é CEO da Marcopolo, com sede em Caxias do Sul, líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e entre as maiores do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.