Caxias do Sul 01/05/2024

A semana de quatro dias em pauta

O papel do RH e da tecnologia na adoção do novo sistema
Produzido por Paulo Oliveira, 31/10/2023 às 16:11:07
Paulo Oliveira é gerente de Marketing da Apdata
Foto: ARQUIVO PESSOAL

A semana de quatro dias de trabalho será testada no Brasil a partir de novembro. O projeto, liderado pela Reconnect Happiness at Work, em parceria com a 4 Day Week Global e o Boston College, selecionou 20 empresas que irão reduzir a jornada para 32 horas até maio de 2024. A ideia é usar a lógica "100 – 80 – 100", que significa 100% do salário, 80% do tempo e 100% de produtividade.

As empresas participantes da iniciativa estão recebendo orientações e treinamentos desde junho. Vale destacar que não é algo implantado instantaneamente, é preciso planejamento para reestruturar os processos, a comunicação, a gestão de tempo e as métricas. Por isso, o RH é peça-chave para que a semana de quatro dias tenha sucesso em uma empresa. Para isso, o setor precisa contar com soluções que automatizem as rotinas e forneçam indicadores e relatórios facilmente.

O projeto já foi testado em diversos países como Bélgica, Islândia, Nova Zelândia, Espanha e Reino Unido. De acordo com a Reconnect Happiness at Work, muitas empresas relataram redução no absenteísmo (falta de pontualidade e assiduidade no cumprimento de um dever). Mas, para isso ser avaliado de forma efetiva, contar com um sistema de gestão de RH faz muita diferença, já que é possível acessar facilmente esses dados e gerar relatórios para mensurá-los.

O projeto coloca as pessoas no centro das tomadas de decisões. Por isso o RH deverá acompanhar e analisar os impactos da nova jornada nos colaboradores. Avaliar os níveis de produtividade e engajamento no teste da semana de quatro dias é fundamental. Para que isso seja possível, é fundamental que as tarefas rotineiras e manuais sejam automatizadas e os profissionais de recursos humanos possam se concentrar nessas avaliações e estratégias.

Para compreender melhor como o novo modelo está impactando no dia a dia dos colaboradores, o RH pode aplicar pesquisas. Nesse sentido, os questionários devem ser bem estruturados para que os resultados mostrem de forma assertiva como está sendo a experiência. Ou seja, a tecnologia aqui também é primordial, pois manualmente seria totalmente inviável um levantamento como esse.

Também é certo que há muitas dúvidas dos colaboradores, e contar com uma comunicação assertiva fará toda a diferença. Ter um portal que permita compartilhar as informações com os colaboradores traz mais segurança e clareza durante esse processo. Além disso, incentiva mais autonomia ao contratado, que pode fazer solicitações, consultar e atualizar os dados, e até mesmo gerar declarações automaticamente.

Na medida em que o mundo continua a evoluir de modo acelerado, o modelo de trabalho tradicional está perdendo espaço, seja para o formato remoto, híbrido e agora com semana de quatro dias. O RH está no centro dessas mudanças e, para conseguir que sejam implementadas com sucesso, garantindo a produtividade e uma boa experiência do colaborador, é essencial contar com a tecnologia.

Paulo Oliveira é gerente de Marketing da Apdata.