Caxias do Sul 25/04/2024

A fotografia como forma de influenciar decisões

Investir em boas imagens para ampliar relacionamentos reflete diretamente nos negócios
Produzido por Matheus Salvador, 16/09/2021 às 04:45:20
Foto: Bruno Kriger

Nós, seres humanos, aprendemos e nos conectamos com diversos assuntos através do sentido visual. Investir em boas imagens que representem o seu negócio, conectem com o seu público e despertem interesse nas pessoas é imprescindível, uma vez que todos têm esse acesso na palma da mão.
Quem não investir em fotografias como forma de criar relacionamentos está deixando de vender mais. Elenquei alguns pontos que podem ajudar você nessa jornada.
enlightenedRecursos visuais– Se você vai oferecer algum serviço ou produto na internet, procure utilizar um banco de imagens próprio. Pense em alternativas para demonstrar ao público a qualidade do seu produto ou serviço. Em alguns casos, é válido contratar uma modelo para demonstrar o processo operacional ou o item a ser comercializado. Dessa forma, você humaniza seu negócio, gerando ainda mais conexão.
enlightenedFotografia como fonte de informação– Através das suas redes sociais, é possível criar uma espécie de catálogo dos seus produtos e serviços, como uma vitrine de uma loja física. Você pode influenciar seus clientes com imagens de alta qualidade, que mostrem detalhes desse produto. Uma alternativa ao fundo neutro, tente imaginar a usabilidade e traduza para o cliente essas informações. Vale também explorar diferentes perspectivas e ângulos. Use bons textos para complementar as informações, pois isso transmite credibilidade.
enlightenedEstética e cores – Sempre que possível, utilize uma paleta de cores associada à sua marca (vale também para as fotos). As cores têm um forte papel ao gerar sentimentos sobre determinado produto. Procure explorar isso. Evite criar uma miscelânea de tonalidades e layouts diferentes. A estética do feed das redes sociais, ou mesmo no site, é muito importante.
enlightenedEnvolvimento com a marca– Sem dúvida, é um dos pontos mais importantes e que mais geram engajamento nas redes sociais. Vejo muitas marcas e negócios interagirem muito pouco com seus seguidores, ou então, de forma mecânica. Você pode fazer isso de duas formas: mostrando a cara e interagindo e também através de fotografias, que podem ser do seu cotidiano, bastidores e, como mencionado, utilizando seu banco de imagens próprio.

Matheus Salvador é fotógrafo e sócio da Em Foco Estúdio de Criação