Caxias do Sul 28/11/2020

Vitrine não só de produtos, mas de soluções para economizar

Expositora apresenta, na Mercopar, estratégias de eficiência energética e redução de custos à indústria
Produzido por Silvana Toazza, 17/11/2020 às 14:23:42
Vitrine não só de produtos, mas de soluções para economizar
Estande da Magnani exibe novidades tecnológicas
Foto: Mauro Martins

A Magnani Luz e Energia aproveita o nobre palco da 29ª Mercopar, que começa nesta terça-feira, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, para apresentar suas soluções em eficiência energética voltadas à indústria.

Isso porque a pandemia exige ainda mais que as companhias utilizem estratégias inteligentes para reduzir custos e otimizar recursos. Nesse sentido, a Magnani leva à feira de inovação o projeto WE3, em parceria com a WEG, para garantir melhor performance em motores elétricos e, com isso, redução de custo de energia elétrica, uma rubrica que pesa muito no caixa das indústrias.

Pudera: estudo da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman) aponta que 68% do consumo de energia elétrica dos empreendimentos fabris vêm dos motores elétricos.

“Fazemos um diagnóstico de eficiência energética e avaliamos a necessidade de troca ou de ajustes dos motores, com o intuito de garantir a mesma performance com menor custo de consumo de energia”, explica Alessander de Vargas Vieira, coordenador técnico comercial da Magnani.

Ele destaca que os motores antigos não possuíam regulamentação governamental de rendimento, elevando o consumo de energia de forma avassaladora. Cita como exemplo que a substituição de apenas um motor elétrico de 175 cavalos em uma indústria têxtil da Serra garantiu uma economia de R$ 45 mil por ano na conta de luz.

O diretor geral da Magnani, Paulo Magnani, acrescenta que os motores elétricos sofrem melhoria assim como os veículos e precisam seguir os parâmetros de evolução tecnológica para melhorar a eficiência e gerar menos consumo.

“Qualquer percentual que se consegue baixar significa muito, pois estamos falando de contas de energia muito altas”, salienta Vieira.

Além desse projeto inovador, a Magnani também exibe nessa vitrine estratégica outros serviços e produtos, como soluções em usinas solares, automação em iluminação para ambientes corporativos e a conexão com a internet das coisas, numa interface com a indústria 4.0.

A Magnani recebe os clientes e parceiros em seu estande da Mercopar até quinta-feira, dia 19, integrando o time de 234 expositores. Em 2019, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina registrou R$ 65 milhões em negócios.