Caxias do Sul 28/03/2024

Vinho em garrafa PET? Sim

Fabricante caxiense do setor de plástico oferece alternativa econômica às vinícolas diante da escassez de embalagem de vidro
Produzido por redação, 13/08/2021 às 23:15:16
Vinho em garrafa PET? Sim
Cor e forma lembram o vidro verde
Foto: divulgação

A escassez de garrafas em vidro está gerando dificuldades ao setor vinícola no envase de produtos. Atenta a essa necessidade e na tentativa de oferecer novas possibilidades ao mercado, a indústria de plásticos Saviplast desenvolveu uma linha de garrafas PET, espécie de resina termoplástica da família dos poliésteres amplamente utilizada para o envase de bebidas.

A embalagem é mais espessa que o PET tradicional, sendo capaz de preservar a qualidade do vinho para o consumo – aproximadamente cinco anos de safra, nos quais já são empregados o screw cap, vedante que proporciona um fechamento hermético com o objetivo de bloquear a evolução oxidativa do varietal.

As características buscam atender até mesmo os puristas, amantes de um bom vinho, para quem esta ideia pode parecer inadequada. Se não for a solução ideal, pelo menos o novo produto chega como mais uma opção diante da falta do tradicional insumo.

A embalagem de vinho em PET apresenta cor e forma semelhantes ao vidro verde e pode ser também fabricada em cristal, substituindo o vidro transparente que comumente recebe vinhos brancos e rosés, com ainda maior restrição hoje aos produtores.

Curiosidade: a embalagem PET já vem sendo utilizada em outros países com a aprovação de enólogos como o do neozelandês Peter Yealands, que garante que não há qualquer problema com esse tipo de engarrafamento e que esse é o futuro desse mercado e um caminho sem volta. Isso porque a embalagem em PET, além da praticidade, tem menor custo e a leveza das garrafas resulta numa economia de 85% em comparação com o vidro na hora do transporte.

Outra grande vantagem é a sustentabilidade. O fato de serem mais leves diminui em cerca de 50% a emissão de carbono no transporte, de acordo com dados publicados pela revista Super Interessante, e o material pode ser completamente reciclado. Atualmente, o PET pode ser transformado em produtos como tecidos como jeans.

Para facilitar o emprego desta nova embalagem pelas vinícolas, a Saviplast firmou parceria com uma empresa para ajustar o maquinário da indústria vitivinícola. A solução permite ainda o desenvolvimento de garrafas com formatos exclusivos.

A saber: a Saviplast produz há 39 anos embalagens pelo processo de sopro, sendo conhecida nacionalmente.