De um lado, o feriado de 25 de dezembro no meio da semana contribuiu para que a população caxiense viajasse mais cedo e diminuísse o fluxo de pessoas circulando pelo varejo próximo à data. De outro, a redução do poder aquisitivo do trabalhador e o aumento da inflação forçaram o consumidor a buscar presentes simbólicos e de menor valor.
O fato é que as vendas de Natal 2024 no comércio caxiense sofreram retração de 4,1%, em comparação ao mesmo período de 2023, aponta levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Caxias junto a lojistas da cidade. O tíquete médio ficou em R$ 506. A amostragem incluiu estabelecimentos de sete segmentos varejistas: bebidas e alimentos, brinquedos, cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos, joias e relógios, utensílios domésticos, e vestuário e calçados.
A pesquisa apontou que 45,9% (quase metade) dos clientes foram às compras uma semana antes do Natal, 27% nos 15 dias que antecederam a data e 8,2% no início de dezembro. Cerca de 32% das aquisições foram pagas por Pix, 27,7% com dinheiro e 25,5% com cartão de crédito. Pouco mais de 15% das comercializações foram negociadas por meios digitais.