Caxias do Sul 27/04/2024

Vacinas para imunizar idosos na Praça Dante se esgotam nas primeiras horas

Ação da Secretaria Municipal da Saúde previa atendimento em formato de drive-thru das 9h às 16h, mas, em função da alta demanda, doses terminaram ainda de manhã
Produzido por Silvana Toazza, 26/03/2020 às 11:46:30
Vacinas para imunizar idosos na Praça Dante se esgotam nas primeiras horas
Doses terminaram já nas primeiras horas da campanha
Foto: Bitcom

Muitos idosos chegaram antes do horário previsto, às 9h, e começaram a formar longa fila de carros na manhã desta quinta-feira (26) para um dia de quarentena, na Rua Sinimbu, com congestionamento desde São Pelegrino, na Avenida Itália, até a Praça Dante. A intenção da prefeitura era atender 2,5 mil pessoas com mais de 60 anos até as 16h, em um drive-thru montado em frente à Catedral para imunizar os idosos contra a Influenza sem que precisassem sair dos carros, evitando risco de contágio pelo coronavírus. Mas essa meta foi ultrapassada em quase 1 mil vacinas.

Mas, devido à alta procura pela vacina, inclusive de idosos a pé, as doses se esgotaram nas primeiras horas, ainda antes das 11h. A Secretaria Municipal da Saúde, organizadora da campanha, informa que houve uma grande demanda já na primeira hora da ação, e confirma que as doses terminaram.

Por enquanto, a prefeitura de Caxias esclarece que ainda não obteve confirmação pelo governo do Estado de quando receberá as novas vacinas para dar sequência à imunização dessa população de maior risco de contaminação pelo coronavírus.

A campanha gerou congestionamento de carros de familiares que foram ao Centro levar seus idosos e exigiu muita paciência da terceira idade. Houve buzinaço na Sinimbu. A concentração da ação em um único dia, com horário limitado, também estimulou um movimento acima do normal de pessoas idosas preocupadas com a falta de vacinas, situação já relatada em farmácias e outros pontos públicos de distribuição, em um momento em que esse público é o mais vulnerável no contexto de contágio de gripes.

Lembrando: a vacina previne contra a influenza e não contra o coronavírus, mas é importante na medida em que evita que outras gripes abram espaço ao novo vírus e serve de medida de exclusão na confirmação de diagnósticos.