Caxias do Sul 26/04/2024

Uso de máscaras em público passa a ser obrigatório em Caxias a partir de segunda-feira

Medida foi anunciada em novo decreto municipal, que também regulamenta a reabertura gradual dos clubes sociais na cidade
Produzido por redação, 30/04/2020 às 20:54:07
Uso de máscaras em público passa a ser obrigatório em Caxias a partir de segunda-feira
Máscaras em público não são mas opcionais, mas, sim, obrigatórias
Foto: Silvana Toazza

O uso de máscaras por toda a população caxiense, em público, passa a ser obrigatório a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de maio. A medida foi oficializada via edição de um novo decreto municipal (de número 20.926) na noite desta quinta-feira (30/4), regulamentando esta e outras determinações para combater o avanço da pandemia do coronavírus em Caxias do Sul.

A orientação é para que as pessoas usem máscara de pano desde o momento em que saem de suas casas até o retorno a seus lares, independentemente do destino que tomem ou do afazer a que se dediquem. Conforme o secretário municipal do Urbanismo, João Uez, a fiscalização cabe à própria comunidade, em um procedimento que classificou como “Fiscalização Cidadã”. As equipes da fiscalização municipal, no entanto, estarão alertas e atuantes, observando e orientando a população. Em caso de desobediência ostensiva à determinação, poderão ser aplicadas multas que variam de R$ 90,00 a R$ 172,45.

Atendendo a uma reivindicação encaminhada ainda no início desta semana pelos presidentes dos clubes sociais da cidade, o decreto autoriza essas entidades a efetivarem uma retomada específica de algumas de suas atividades a partir do dia 7 de maio. Para tanto, cada clube precisa apresentar um plano de reabertura gradual para ser aprovado pelas secretarias municipais de Urbanismo e de Saúde.

Clubes reabrem gradualmente a partir do dia 7 de maio

(Foto: Andreia Copini/Divulgação)

Também nesta quinta-feira a prefeitura de Caxias do Sul emitiu o Decreto número 20.925, que, em conformidade com as novas determinações do governo do Estado, estabelece que as aulas presenciais permanecerão suspensas em toda a rede municipal até o final de maio.