Caxias do Sul 20/04/2024

Supermercados só podem vender itens essenciais, serviços públicos são reduzidos e horários de ônibus limitados

Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, anuncia medidas para contornar avanço da doença
Produzido por redação, 04/03/2021 às 16:14:32
Supermercados só podem vender itens essenciais, serviços públicos são reduzidos e horários de ônibus limitados
Prefeito se pronunciou nesta quinta-feira
Foto: Reprodução

Em entrevista coletiva à imprensa online na tarde desta quinta-feira (4/03), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, anunciou novas medidas para o enfrentamento da Covid-19, levando-se em conta que o cenário crítico deixa até o momento 40 pessoas na fila de espera por um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade. Esse número cresce o tempo todo.

A partir de consulta a entidades patronais, incluindo Simplás, Sindigêneros, CDL e Simecs, foram tomadas algumas decisões para contornar esse “momento extremamente delicado”, como referiu o prefeito.

“Temos de assumir a responsabilidade porque a vida não tem preço”, assinalou Didomenico.

Entre as restrições, supermercados e afins estão proibidos de comercializar artigos de confecção, calçados, flores e utensílios domésticos, o que gera concorrência desleal com o comércio não essencial, que está fechado, e também uma demanda que movimenta mais pessoas na cidade.

Dessa forma, esses empreendimentos precisam deixar à disposição apenas os produtos essenciais, como alimentos, bebidas e itens de higiene. Também estão proibidos de fazerem promoções na próxima semana que venham a atrair o público e a gerar aglomeração.

Didomenico também anunciou redução no transporte coletivo, ficando o último horário de saída de ônibus restrito para as 20h30min.

A indústria se mantém atuando com 75% dos trabalhadores, seguindo decreto estadual, mas não está descartado que esse percentual seja reduzido para 50%, caso a situação continuar desalentadora.

Também ficam suspensos, a partir de sábado (06/03) até o outro final de semana, todos os atendimentos públicos municipais, com exceção de fiscalização, segurança, saúde e coleta de lixo. Os departamentos do Centro Administrativo e de outras repartições estarão fechados, com acesso em alguns casos por telefone.

A partir da próxima semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município contarão com reforço médico para consultas para pacientes com sintomas gripais leves (sem febre e dor de garganta). Essas pessoas serão submetidas a testes rápidos de Covid-19, já saindo com prescrição médica e orientações.

A prefeitura tem a informação de que, entre a segunda quinzena de março e no mês de abril, chegará a Caxias uma quantidade expressiva de vacinas, já que a cidade integra um consórcio de prefeituras dispostas a efetuar a compra direta da medicação.