Caxias do Sul 19/05/2024

Supermercados de Caxias do Sul podem voltar a atender aos domingos

Novo decreto municipal estipula ainda acesso individual a esses estabelecimentos em todos os dias da semana
Produzido por redação, 09/07/2020 às 18:40:53
Supermercados de Caxias do Sul podem voltar a atender aos domingos
Medida foi tomada para evitar aglomeração aos sábados
Foto: Silvana Toazza

Novo decreto municipal publicado pela prefeitura de Caxias do Sul na tarde desta quinta-feira (9), em função do coronavírus, libera os supermercados e outros empreendimentos que trabalham com alimentação, como açougues, peixarias, fruteiras e padarias, novamente a atender aos domingos. A decisão de funcionamento aos domingos também abrange lojas de rua.

A medida permite o horário de funcionamento das 7h às 21h, com um porém: é somente permitido o acesso individual de pessoas no ambiente, isto é, proibindo o ingresso de familiares e acompanhantes, salvo casos imprescindíveis. Essa restrição de ir às compras em grupo passa a valer no município para todos os dias da semana. Com isso, o novo decreto (21.054) revoga e altera itens do decreto nº 20.952 para evitar aglomerações em função da pandemia de coronavírus.

A medida foi tomada pela prefeitura a partir da reavaliação do último decreto de fechamento aos domingos, junto ao Sindigêneros. Em função da grande aglomeração registrada nos dois últimos sábados, foi liberado o comércio novamente aos domingos para hipermercados, supermercados, mercados, atacadistas, varejistas de alimentos, tais como mercearias, açougues, peixarias, fruteiras e padarias, e comércio de rua.

Conforme o novo decreto, os shoppings permanecem fechados nos domingos, com exceção dos supermercados. Só são permitidos restaurantes de fora do estabelecimento.

Os parques e praças serão totalmente fechados no final de semana, sendo proibidas também, a partir de agora, as caminhadas e corridas. Os estabelecimentos comerciais de qualquer natureza serão responsabilizados caso não contenham o distanciamento de clientes em caso de formação de filas.

Confira na íntegra o novo decreto AQUI