Caxias do Sul 03/05/2024

Sucesso do G8 garante premiação inédita à MARCOPOLO

Estratégia foi decisiva para a companhia ser reconhecida como CASE DA EXPORTAÇÃO 2023, com R$ 1,018 bilhão em vendas externas anuais
Produzido por Silvana Toazza, 22/08/2023 às 14:52:15
Sucesso do G8 garante premiação inédita à MARCOPOLO
Modelo Geração 8 impulsionou negócios no exterior
Foto: Divulgação Marcopolo

A pandemia da Covid-19 trouxe um cenário desafiador ao setor de ônibus, impactado pela retração na demanda por viagens no mundo e pelo prejuízo nos negócios dos operadores de transportes. A Marcopolo, ao invés de se acomodar diante de um contexto de interrogações e incertezas no ar, buscou um caminho de inovação e estímulo à renovação de frotas. Surpreendeu o mercado ao oferecer um produto totalmente novo e diferenciado, com maior valor agregado, com o lançamento dos ônibus rodoviários da Geração 8.

O sucesso veio não só na estrada nacional, mas o modelo ganhou notabilidade no mundo, e garantiu à caxiense Marcopolo a conquista na última semana da premiação inédita Case da Exportação 2023, no 51º Prêmio Exportação ADVB. A companhia também galgou outra categoria no mesmo reconhecimento, a Branding Internacional.

R$ 1,018 bilhão de receita de exportação em 2022

Isso porque a estratégia de lançamento para o mercado internacional dos ônibus rodoviários da Geração 8 foi decisiva para o crescimento das exportações da marca em 2022, impulsionando a presença em mercados importantes da América Latina, África e Oriente Médio.

Com isso, a Marcopolo registrou avanço de 17,4% na exportação de veículos em 2022, com 1.949 ônibus, ante 1.660 unidades no ano anterior. Já o volume de unidades vendidas dos modelos G8 no mercado externo em 2022 superou a venda total de veículos rodoviários da Marcopolo no exterior em 2021 e colaborou significativamente para a companhia alcançar R$ 1,018 bilhão de receita de exportação em 2022, com um percentual extraordinário de 56,9% superior aos R$ 649,3 milhões do ano anterior.

Vinicius Tregansin, gerente comercial de mercado externo da Marcopolo, recebe a premiação em Porto Alegre

Com mais essa conquista, a empresa consolida sua posição como uma das principais em seu segmento e reforça um olhar focado na inovação e na tecnologia, com itens de segurança e confortabilidade entre suas prioridades.

Além dos modelos já tradicionais da multinacional brasileira, como os urbanos, micro-ônibus, Volare e rodoviários, a estratégia da Marcopolo é inovar com soluções em mobilidade, com o desenvolvimento do Attivi Integral – primeiro ônibus 100% elétrico com chassi próprio –, veículos movidos a hidrogênio e híbridos e produtos metroferroviários produzidos pela Marcopolo Rail.

“A demanda por veículos sustentáveis para exportação já é uma realidade na companhia. Contamos com mais de 700 ônibus, entre híbridos e elétricos, rodando em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, com chassis de parceiros. Com a versão elétrica 100% Marcopolo, nos consolidamos como fornecedora mundial de alta tecnologia e inovação, pronta para atender à demanda nacional e internacional”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.