Caxias do Sul 28/03/2024

Startup da Serra se reinventa na crise e chega a 15 cidades do RS e SC

Empresa já entregou 26 totens de higienização de mãos para espaços públicos, além de 800 dispensers de álcool em gel para ambientes comerciais
Produzido por redação, 01/08/2020 às 18:36:46
Startup da Serra se reinventa na crise e chega a 15 cidades do RS e SC
Solução inovadora facilita a higienização das mãos com álcool em gel em espaços públicos
Foto: Samuel Panta

Quando a Covid-19 chegou com força à Serra, a startup Icehot, de Bento Gonçalves, viu-se diante do desafio de reinventar sua atuação.

"Precisamos transformar nosso produto, originalmente desenvolvido para o fornecimento de água gelada e quente, para atender às necessidades atuais. Ou seja, adaptando-o para a distribuição de álcool em gel em espaços coletivos", diz um dos sócios e idealizadores da startup, Alex Oliveira.

Com muita agilidade, o movimento se confirmou acertado. Hoje, o equipamento Icegel já chegou a 15 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com 26 totens instalados nos municípios, oferecendo às pessoas, gratuitamente, porções do desinfetante para que possam cumprir os protocolos de higiene recomendados no combate ao coronavírus.

Trata-se de uma solução inovadora que facilita a higienização das mãos com álcool em gel em espaços públicos de circulação. O dispositivo tem sistema de acionamento por um pedal. Basta pressioná-lo e uma porção do desinfetante é disponibilizada para esterilização.

Cada totem disponibiliza 1 litro de álcool em gel por dia, suficiente para 1,5 mil aplicações. Em uma semana – período de autonomia do equipamento antes do reabastecimento – são 10,5 mil acionamentos, higienizando as mãos de um volume significativo de pessoas.

'Fácilgel' é adotado em lojas e restaurantes

800 unidades já entregues

Outra solução assinada pela Icehot é o 'Fácilgel', dispenser idealizado para facilitar a higienização de profissionais nos ambientes de trabalho e dos clientes em espaços comuns, como lojas e restaurantes. Desde seu lançamento, há menos de três meses, 800 unidades já foram comercializadas e entregues.

O dispenser disponibiliza pequenas porções do desinfetante para que a pessoa possa fazer a esterilização das mãos. Seu acionamento, por um pedal, evita qualquer contato manual com o aparelho, diferencial que é mais uma garantia de proteção contra o vírus. Idealizado no formato vertical, tem um metro de altura e dez centímetros de largura, dimensões que permitem a instalação em qualquer local.

Não é necessária conexão com pontos de energia elétrica para o funcionamento do equipamento. O sistema tem capacidade para atender até cinco mil aplicações por carga, permitindo armazenar três litros de álcool em gel.