Caxias do Sul 25/04/2024

Setor metalmecânico: mais de 80% das empresas percebem queda substancial na demanda por produtos e serviços

Pesquisa encabeçada pelo Simecs revela que suspensão de contratos de trabalho e redução das jornadas são alternativas para não demitir
Produzido por redação, 01/06/2020 às 14:08:58
Setor metalmecânico: mais de 80% das empresas percebem queda substancial na demanda por produtos e serviços
Cenário da pandemia impactou os negócios do principal setor industrial de Caxias
Foto: Edypo Alaniz

Um dos motores da economia da Serra, com 3,3 mil empresas representadas pelo Simecs, o setor metalmecânico foi um dos primeiros a sentir os impactos industriais provocados pelas medidas de restrição contra a Covid-19.

Para analisar a evolução do cenário e traçar estratégias para contornar as dificuldades, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região promoveu em maio mais um levantamento mensal online junto aos seus associados. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 1º de junho.

Preocupa (mas também era previsto) que, das indústrias consultadas, mais de 80% percebem queda substancial na demanda por produtos e serviços, repetindo uma tendência já verificada no mês anterior, em abril.

Empregos, mas com redução de jornada e salários

Para manter os empregos, a maior parte das indústrias consultadas informa que está utilizando os recursos da Medida Provisória 936 do governo federal, como suspensão de contratos de trabalho e redução da jornada.

No segundo caso, grande parte das companhias optou pela diminuição do expediente dos trabalhadores em 50% (com impacto nos salários, claro), seguida, em menor número, pela proporção de 25%. Já a redução de 70% da jornada tem a menor adesão, com menos de 10% entre as empresas consultadas.

“Percebemos, pelo retorno do nosso associado, a importância da adoção dessas medidas, que têm se mostrado ferramentas efetivas para a manutenção do máximo possível de empregos, mesmo em um quadro de redução de demanda acentuado”, ressalta o presidente do Simecs, Paulo Spanholi.

Capacidade readequada

Para entender: a maior parte das empresas do setor metalmecânico segue trabalhando com 50% da capacidade, com parcela significativa dos colaboradores em regime de home office (escritório em casa).

Um total de 51% das empresas mantêm o quadro de funcionários inalterado. Mesmo tímido, o número traz otimismo: 5% das companhias consultadas informaram ter contratado no período de pandemia, mesmo sendo um número baixo, não passando de dez pessoas por empresa.

Acesso a financiamentos

O levantamento do Simecs ainda revela que pouco menos da metade das empresas (46%) não buscou crédito para capital de giro até o momento. Das que buscaram, 40% seguem pessimistas em relação ao acesso a linhas de empréstimo; enquanto 5% dos respondentes acreditam estar mais fácil obter crédito.

Em junho, o Simecs realizará mais uma edição da consulta para acompanhar o desempenho da indústria de Caxias do Sul e região e os impactos causados pela Covid-19.

Os bastidores da pesquisa

Para entender: a consulta, de forma eletrônica, ocorreu entre os dias 6 e 15 de maio para analisar a progressão dos efeitos da pandemia.

No total, 254 empresas responderam aos questionamentos.

Mais de 60% das empresas consultadas no levantamento de dados pertencem ao setor metalmecânico, seguidas por indústrias dos segmentos automotivo, de ferramentaria e de eletroeletrônica.

Cerca de 80% dos respondentes são compostos por micro e pequenas empresas, que representam o maior volume empresarial da entidade.