Caxias do Sul 09/05/2024

Série 'Causos e Gaitas' chega à quinta temporada

Projeto concebido pelo acordeonista Rafael De Boni, que registra histórias e trajetórias de nomes da música serrana, estreia no dia 15
Produzido por redação, 11/09/2023 às 08:30:22
Série 'Causos e Gaitas' chega à quinta temporada
Rafael De Boni conduz as entrevistas da série
Foto: Antonio Valiente/Divulgação

Os personagens e as histórias da música serrana ganham novos relatos na estreia da quinta temporada da série “Causos e Gaitas", que começa a ser exibida na sexta-feira (dia 15), às 20h, no canal do Youtube do acordeonista Rafael De Boni, que idealiza e conduz o projeto.

Em seis novos episódios, o público vai conhecer as histórias e a trajetória de nomes como Fioravente Bertussi, Wilson Schaefer, Clóvis Tadeu Garcez, Edwino Menegat, Honeyde Bertussi e dos Ternos de Reis do Litoral Gaúcho.

Num clima de bate-papo, De Boni e seus entrevistados rememoram histórias e falam de como construíram sua carreira no contexto da música feita na Serra Gaúcha e seus desdobramentos no ambiente da sonoridade contemporânea.

A sequência de datas dos episódios e personagens desta nova temporada é a seguinte:

15 de setembro - FIORAVANTE BERTUSSI – Pai dos lendários Irmãos Bertussi, dedicou sua vida a ser maestro de bandas.

22 de setembro - WILSON SCHAEFER – Um dos pioneiros a utilizar o bandoneon como instrumento nas orquestras típicas, bailes sociais e nos cabarés de Caxias do Sul na década de 50.

Wilson Schaefer (E) e De Boni (D) em ação (Foto: Antonio Valiente)

29 de setembro - CLÓVIS TADEU GARCEZ – Acordeonista fundador de um dos mais representativos conjuntos musicais de Caxias do Sul – Os 3 Vaqueanos.

6 de outubro - EDWINO MENEGAT – Fundador do mais antigo grupo de bailes do RS em atividade, continua ativo com sua Banda Itamone.

13 de outubro - TERNOS DE REIS DO LITORAL – A tradição dos Ternos de Reis contada sob a ótica dos descendentes dos açorianos que aportaram no litoral gaúcho trazendo suas músicas e espalhando-as pela Serra Gaúcha, especialmente na Criúva.

A tradição dos Ternos de Reis em foco (Foto: Antonio Valiente)

20 de outubro - HONEYDE BERTUSSI 100 ANOS – No ano em que completa 100 anos do seu nascimento, novas histórias de sua vida serão contadas como forma de homenagear sua imensa obra.

O projeto conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.