Caxias do Sul 27/04/2024

Semirreboque com teto solar rodará pelas estradas do Sul e Sudeste do país

Produto-conceito único na América Latina, Randon Solar inicia testes para a coleta de dados
Produzido por Silvana Toazza, 28/03/2024 às 10:17:45
Semirreboque com teto solar rodará pelas estradas do Sul e Sudeste do país
Randon Solar possibilita uma operação mais sustentável, segura e silenciosa
Foto: Lucas Bergmann, divulgação

Mobilidade sustentável é um conceito que sai do vocabulário para ganhar cada vez mais as ruas. Desta vez, a novidade sopra de uma indústria caxiense. A Randon, uma das empresas da Randoncorp, cumpre mais uma etapa do processo de desenvolvimento da tecnologia Randon Solar. O semirreboque (modelo frigorífico) equipado com placas fotovoltaicas vai rodar em fase de teste de campo pelas estradas do Sul e Sudeste do país.

Nesta etapa, as equipes de engenharia e pesquisa buscam monitorar o comportamento do produto em uso real pelas rodovias. Durante um período de 4 meses, o veículo será monitorado para a coleta de dados. A Transportes Tozzo, empresa de Chapecó (SC) que atende importantes clientes dos setores de alimentos e bebidas, é a parceira nesta fase.

O Randon Solar, produto-conceito único na América Latina, converte energia dos raios solares por meio de painéis flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas, instalados na parte superior do semirreboque. A energia gerada é utilizada para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido, o que reduz consideravelmente o uso de diesel durante a operação.

Algoritmo de gerenciamento de energia

A tecnologia é dotada de um exclusivo algoritmo de gerenciamento de energia, que não necessita de nenhuma intervenção do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados, como status do sistema e performance da geração fotovoltaica, podem ser acessados por um aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de uma interface disponível no próprio produto. A potência instalada com o sistema completo pode chegar a até 15 kW, com possibilidade de geração de até 11,5 mil kW ano.

Os benefícios do uso do Randon Solar incluem a melhora significativa na ergonomia do motorista, em função da redução de ruído, e uma economia de até 1,8 mil litros de diesel anualmente, que contribuem para a sustentabilidade ambiental, com uma redução de até 6 toneladas de gás carbônico lançadas na atmosfera por ano. A autonomia é de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas.

O produto-conceito foi desenvolvido com parcerias do Instituto Hercílio Randon (IHR) e do Centro Tecnológico Randon (CTR). A tecnologia Randon Solar é totalmente compatível com as aplicações de inteligência embarcada da solução Randon Smart e com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys.